8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Alcochete Alcochete aprova atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

Alcochete aprova atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

Apoio destinado a alunos carenciados que frequentem cursos para obtenção de licenciatura ou mestrado

 

- PUB -

O executivo municipal da autarquia de Alcochete aprovou na última reunião de câmara o regulamento direccionado à atribuição de bolsas de estudo a alunos carenciados que frequentem o ensino superior. O novo apoio tem como objectivo “diminuir as assimetrias existentes entre os estudantes, permitir a continuidade dos jovens nos seus estudos e contribuir para mais e melhores oportunidades ao nível material”, esclareceu Maria de Fátima Soares, vice-presidente da edilidade alcochetana e vereadora com o pelouro da Educação.

Para a edil, a ajuda irá, também, promover “uma cidadania mais consciente, mais crítica e activa”. O Regulamento “Alcochete Educa”, que será agora enviado a Assembleia Municipal para aprovação, pretende “custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas, entre outras”, esclareceu o município em comunicado.

De acordo com Maria de Fátima Soares, “em Setembro o município estará em condições de atribuir as bolsas aos jovens”, uma vez que estes apoios “são uma grande mais-valia para os jovens e para as suas famílias”, ao contribuírem “para a igualdade material de oportunidades, assegurando um nível mínimo adequado de recursos financeiros anuais aos estudantes do ensino superior mais carenciados”.

- PUB -

Garantem, igualmente, “o princípio da boa aplicação dos recursos públicos, destinando-se a bolsa de estudo aos estudantes que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior, em cursos devidamente homologados para obtenção do grau académico de licenciatura ou mestrado”.

Já Fernando Pinto, presidente da autarquia, sublinhou no decorrer da reunião de câmara aspectos que considera sustentarem o referido regulamento. Para o autarca, aos municípios compete “a prossecução e desenvolvimento dos interesses das respectivas populações, designadamente em áreas como a educação e o ensino”, e que estes “devem colaborar na formação de quadros técnicos superiores na sua área geográfica, contribuindo para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho de Alcochete”.

Referindo-se, ainda, à educação, Fernando Pinto não deixou de salientar “o percurso irrepreensível do município nesta área, com um investimento de seis milhões de euros na requalificação e ampliação do parque escolar do concelho”.

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -