29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteMontijo e Alcochete celebram Dia Mundial do Animal

Montijo e Alcochete celebram Dia Mundial do Animal

‘Cãominhadas’, desfile com concurso, noções básicas de treino e acções de sensibilização sobre o bem-estar animal são algumas das iniciativas preparadas

 

- PUB -

Instituído em 1931 durante a realização de uma convenção de ecologistas, numa das mais belas cidades do mundo e berço do Renascimento italiano, Florença, o Dia Mundial do Animal comemora-se todos os anos a 4 de Outubro. Dois dos municípios da região vão assinalar a efeméride no próximo sábado, 5, com várias actividades. Montijo e Alcochete vão assim comemorar aquele que é também o dia de S. Francisco de Assis, Santo Padroeiro dos Animais, facto pelo qual o 4 de Outubro foi adoptado como data para celebrar os “bicharocos”.

A Câmara do Montijo leva a efeito a segunda edição de um programa comemorativo que terá lugar no Canil Municipal, localizado na zona da Figueira da Vergonha, no Afonsoeiro. Entre as 10h00 e as 12h30, a autarquia propõe a todos os interessados uma ‘cãominhada’ solidária, com os animais do canil, a participação numa demonstração de noções básicas de treino canino, bem como numa acção de sensibilização sobre o bem-estar animal, além de outras iniciativas.

Apresentando no cartaz promocional das comemorações a foto da mascote, o “béu-béu” Chinês – basta reparar nos olhos do bichano para se perceber a razão pela qual foi baptizado com o referido nome –, a autarquia montijense promete muita animação e lança um desafio à população.

- PUB -

“Aproveite este dia para mimar um patudo sem dono e poder vir a adoptar um deste amiguinhos. Contamos consigo para uma manhã divertida”, apela a edilidade.

 

Criançada vai ser júri em Alcochete

- PUB -

 

Também no sábado, mas em Alcochete, a Câmara Municipal promove um desfile canino que terá lugar a partir das 10h30 no Largo São João. A participação nesta iniciativa é aberta a todos os cães de pequeno, médio e grande porte.

“O evento possui carácter recreativo, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos participantes e vai apurar três categorias: cão mais simpático, cão mais obediente e cão mais ágil”, explica a autarquia.

O apuramento dos vencedores, adianta o município, será anunciado após o final do desfile “por uma comissão de cinco jurados, composta por crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos”, escolhidas de entre o público presente. Os interessados devem comparecer meia-hora antes do desfile para efectuar o devido registo. As inscrições devem ser efectuadas com o preenchimento da ficha adequada, a qual deverá ser remetida para o e-mail [email protected] ou entregue nas juntas de freguesia do concelho.

“A associação Os Canitos também se associa ao evento com a realização de uma ‘cãominhada’”, indica ainda a autarquia. Esta iniciativa tem concentração marcada junto ao Fórum Cultural de Alcochete. A inscrição prévia tem um custo de quatro euros. Se for feita no próprio dia, o valor será de sete euros.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -