28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteComemorações dedicadas a Fernando Pessoa arrancam hoje em Alcochete

Comemorações dedicadas a Fernando Pessoa arrancam hoje em Alcochete

Na Biblioteca Municipal, com apresentação de programação, inauguração de exposição e recital de poesia. Actividades vão prolongar-se até 30 de Novembro.

- PUB -

A inauguração de uma exposição e um recital de poesia marcam hoje, 13, o arranque das comemorações alusivas ao 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa que o município de Alcochete vai promover, com várias iniciativas, até Novembro próximo. O programa comemorativo é apresentado mais logo, a partir das 18h00, na Biblioteca Municipal.

A sessão de arranque das comemorações engloba também a inauguração da mostra “Nós, os de Orpheu”, da Casa Fernando Pessoa, e o recital de poesia subordinado ao tema “Pessoa, poeta de Orpheu”, apresentado pela Andante Associação Artística.

“Com a participação de vários parceiros culturais, com destaque para a Casa Fernando Pessoa, o município de Alcochete vai destacar através de uma programação vasta e abrangente vários aspectos relacionadas com esta personalidade ímpar que é Fernando Pessoa, assim como com a sua obra literária”, revela a autarquia em nota de Imprensa, realçando algumas das actividades que serão dinamizadas ao longo dos próximos meses.

- PUB -

“Música, teatro, serviço educativo, artes plásticas e documentais são algumas das manifestações artísticas que vão explorar a obra e o poeta dando a conhecer várias dimensões de Fernando Pessoa num programa que pretende chegar a todos os públicos.”

O “lado sonhador [de Fernando Pessoa]”, “o homem poeta”, “os movimentos que o influenciaram”, “a faceta heteronímia e muitos outros aspectos” ligados à vida do autor serão assim explorados durante as comemorações.

“Da Casa Fernando Pessoa, a exposição ‘Nós, os de Orpheu’ que inaugura este programa traça o percurso da revista Orpheu e dos seus protagonistas”, destaca a autarquia, lembrando a concluir: “No início do século XX, um grupo de jovens publicou uma revista, da qual apenas saíram dois números, o número de edições necessárias para gerar polémica e agitar o cenário artístico português adormecido nas linhas estéticas novecentistas. ‘Orpheu, revista e geração, foi o primeiro grito moderno que se deu em Portugal’, na expressão de José Almada Negreiros.”

- PUB -

As comemorações do 130.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa terminam a 30 de Novembro. Pessoa, recorde-se, nasceu a 13 de Junho de 1888 e viria a falecer a 30 de Novembro de 1935.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -