26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteUnidade Móvel de Saúde já entrou em funcionamento no Passil

Unidade Móvel de Saúde já entrou em funcionamento no Passil

Serviço garante médico de família e cuidados de proximidade à população local. No primeiro dia foram realizadas nove consultas

- PUB -

A Unidade Móvel de Saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho começou a funcionar no Passil, Alcochete, no passado dia 29. O serviço resulta de “uma acção concertada da Câmara Municipal de Alcochete com o ACES Arco Ribeirinho, em colaboração com a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcochete”, explica a autarquia, salientando que a população do Passil passou assim a ter “médico de família e acesso a cuidados de saúde de proximidade”.

No primeiro dia de funcionamento, de acordo com a Câmara Municipal, “realizaram-se na unidade móvel nove consultas médicas, ficando o próximo atendimento médico agendado para 12 de Abril, a partir das 8h30”.

“Através da Unidade Móvel de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, a população do Passil beneficia quinzenalmente de um atendimento personalizado garantido por uma médica especialista em medicina geral e familiar, uma enfermeira especialista em saúde comunitária e uma técnica operacional”, realça o município. O serviço tenta “suprimir as crescentes necessidades na área da saúde, em especial da população mais idosa, que apresenta maiores dificuldades de mobilidade”.

- PUB -

Na reunião pública do executivo camarário, realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho, a vereadora Maria de Fátima Soares sublinhou o arranque do serviço. “Registamos com agrado a implementação deste serviço (…), que inicialmente contemplava um médico em sistema itinerante (não iria ser sempre o mesmo médico), mas atendendo às características da população o director do ACES considerou afectar sempre a mesma equipa médica, constituída pela Dra. Custódia Estradas e enfermeira que a acompanha”, vincou a autarca socialista.

A Unidade Móvel de Saúde desloca-se quinzenalmente, às quintas-feiras, ao Passil, entre as 8 e as 13h00. “O serviço conta com a colaboração da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcochete e ainda da Divisão de Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, dos técnicos do Sector de Desenvolvimento Social, que efectuam as inscrições nas antigas instalações do Posto de Saúde do Passil, nas terças-feiras anteriores aos dias das consultas”, conclui a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -