22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteUnidade Móvel de Saúde já entrou em funcionamento no Passil

Unidade Móvel de Saúde já entrou em funcionamento no Passil

Serviço garante médico de família e cuidados de proximidade à população local. No primeiro dia foram realizadas nove consultas

- PUB -

A Unidade Móvel de Saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho começou a funcionar no Passil, Alcochete, no passado dia 29. O serviço resulta de “uma acção concertada da Câmara Municipal de Alcochete com o ACES Arco Ribeirinho, em colaboração com a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcochete”, explica a autarquia, salientando que a população do Passil passou assim a ter “médico de família e acesso a cuidados de saúde de proximidade”.

No primeiro dia de funcionamento, de acordo com a Câmara Municipal, “realizaram-se na unidade móvel nove consultas médicas, ficando o próximo atendimento médico agendado para 12 de Abril, a partir das 8h30”.

“Através da Unidade Móvel de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, a população do Passil beneficia quinzenalmente de um atendimento personalizado garantido por uma médica especialista em medicina geral e familiar, uma enfermeira especialista em saúde comunitária e uma técnica operacional”, realça o município. O serviço tenta “suprimir as crescentes necessidades na área da saúde, em especial da população mais idosa, que apresenta maiores dificuldades de mobilidade”.

- PUB -

Na reunião pública do executivo camarário, realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho, a vereadora Maria de Fátima Soares sublinhou o arranque do serviço. “Registamos com agrado a implementação deste serviço (…), que inicialmente contemplava um médico em sistema itinerante (não iria ser sempre o mesmo médico), mas atendendo às características da população o director do ACES considerou afectar sempre a mesma equipa médica, constituída pela Dra. Custódia Estradas e enfermeira que a acompanha”, vincou a autarca socialista.

A Unidade Móvel de Saúde desloca-se quinzenalmente, às quintas-feiras, ao Passil, entre as 8 e as 13h00. “O serviço conta com a colaboração da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcochete e ainda da Divisão de Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, dos técnicos do Sector de Desenvolvimento Social, que efectuam as inscrições nas antigas instalações do Posto de Saúde do Passil, nas terças-feiras anteriores aos dias das consultas”, conclui a autarquia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -