“A manutenção da segurança e o bem-estar das populações depende em muito do desempenho proactivo dos militares da GNR”, diz o autarca
A falta de efectivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) nos postos territoriais de Alcácer do Sal, Comporta e Torrão motivou o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, a solicitar, ontem, uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia e outra com o Comandante Territorial da GNR de Setúbal, Comandante João Duque Martinho.
Além de abordar a falta de efectivos, o autarca pretende ainda abordar o eventual reforço das medidas de segurança no concelho, devido ao “elevado número de queixas que o município tem recebido por parte da população”.
O pedido das reuniões surge numa altura em que, diz Vítor Proença, “chegou ao conhecimento da Câmara Municipal que está a ser equacionado o encerramento do Posto da GNR no Torrão”.
Nas cartas enviadas, o presidente realça ainda a “gravidade da situação de segurança que o concelho hoje tem” e sublinha que “a manutenção da segurança e o bem-estar das populações depende em muito do desempenho proactivo dos militares da GNR”.
Entretanto, está a decorrer uma petição online na página do Facebook da Junta de Freguesia do Torrão, contra o encerramento do posto da GNR no Torrão, o qual será enviado à ministra da Administração Interna, secretário de Estado da Administração Interna e Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Setúbal.