Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos recebe nova campanha arqueológica

Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos recebe nova campanha arqueológica

Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos recebe nova campanha arqueológica

Escavações avançam com estudantes oriundos de 10 países. Para 15 de Agosto está marcado um dia aberto ao público

A Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, em Alcácer do Sal, volta a ser este ano palco de uma exploração arqueológica internacional que decorre até 22 de agosto. Está agendado para o dia 15 deste mês, um dia aberto ao público no local das escavações, oferecendo uma oportunidade de conhecer o trabalho arqueológico.

- PUB -

A iniciativa integra o projeto SITIMUS – Salvaguarda e Valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, e junta estudantes que vieram de 10 países diferentes, no âmbito de uma Escola de Verão promovida pela ArchaeoSpain, em parceria com o município.

Este é o segundo ano consecutivo de escavações no local, inseridas num Projeto Plurianual de Investigação em Arqueologia com a duração de quatro anos, coordenado pelo setor de Arqueologia, Património e Museus da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Este é um projeto conduzido por investigadoras do CIDEHUS – Universidade de Évora e do CECH – Universidade de Coimbra, duas unidades de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Descoberta em 1977, foi alvo de intervenções arqueológicas nos anos 80 e mais à frente em 2007. Voltou, o ano passado, a ganhar a atenção dos arqueólogos e o interesse foi tanto que o local passou a ter um projeto de investigação baseado em dois objetivos. Definir e posteriormente desenvolver um plano de salvaguarda e valorização e alargar a área de intervenção permitindo ampliar o conhecimento arqueológico, como se lê em nota de imprensa enviada ao O SETUBALENSE.

- PUB -

Além da vertente de investigação, o SITIMUS aposta também na formação de jovens arqueólogos, tanto nacionais como estrangeiros, e no envolvimento da comunidade local, incentivando a valorização do património por parte da população, para que estes possam também valorizar aquilo que de certa maneira faz parte da sua história.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não