Regressou a Alcácer do Sal no passado dia 19 de Abril, após longa e intensa intervenção de restauro, e cumpriu no último sábado, 12, o primeiro passeio lúdico nas águas do Sado. O galeão do sal Pinto Luísa navegou ao longo de meio dia junto à zona ribeirinha de Alcácer do Sal, permitindo aos 16 funcionários de uma empresa de madeiras um passeio diferente, sem que a silhueta da histórica cidade deixasse de estar presente no horizonte.
Para 20 de Maio, domingo, está já agendada nova viagem, desta feita ao longo de todo o dia, “com 35 pessoas e almoço a bordo”, revela a Câmara Municipal, realçando a intervenção de que foi alvo a embarcação, tida como símbolo incontestável da cultura da região alcacerense.
“Foi alvo de uma massiva intervenção que incidiu sobre os mastros, roda de proa, tabica e encabeços a bombordo e estibordo, cabine e sistema propulsor”, explica a autarquia, destacando que o galeão “também dispõe agora de dois tanques novos, um de combustível e outro para águas limpas, tendo ainda sido renovado o WC e refeita a calafetagem”.
No total, adianta a edilidade, a reparação representou um investimento de 140 mil e 835 euros, “comparticipados em 85 por cento pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), na sequência da submissão de uma candidatura pelo município de Alcácer à Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL)”.
No âmbito do programa turístico municipal, intitulado “Alcácer tem Vida”, estão também já previstos dois outros passeios: o primeiro no próximo dia 26, das 10 às 13h00, e o segundo no Dia do Concelho (24 de Junho), entre as 9h30 e as 12h30. Os interessados em participar nestas viagens devem inscrever-se até à quarta-feira que antecede os eventos no Posto de Turismo, no Largo Luís de Camões, ou através dos contactos 265 247 013 ou 911 794 685, ou ainda através do e-mail posto.turismo@m-alcacerdosal.pt.