Medida para fixação da população mais nova é indicada para pessoas até 40 anos que residam no concelho
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai abrir um concurso público para atribuir, aos jovens residentes no concelho, terrenos com vista à construção de habitação. A medida, que conta com lotes de terreno que são do domínio municipal, tem como objectivo aumentar a fixação de jovens.
A proposta foi aprovada por unanimidade esta terça-feira, em reunião pública do executivo municipal, e durante a sua apresentação o vereador da CDU, Manuel Vítor de Jesus, explicou que vão ser 30 as parcelas disponibilizadas em vários pontos do concelho – em zonas como Palma, Casebres, Santa Catarina, Torrão, no Bairro de São João e no Bairro do Olival Serradinho.
Os terrenos em questão vão ter “uma redução de 50% face ao valor que resultou da avaliação efectuada”, segundo explica o documento da proposta. Podem candidatar-se os jovens até aos 40 anos que residam no concelho há mais de cinco anos e que “reúnam as condições previstas no programa de procedimento”.
Durante a discussão da proposta o vereador eleito pelo PS, Gabriel Geraldo, considerou que este é um assunto que devia ter sido pensado há mais tempo, mas não deixou de louvar a proposta. Em resposta o presidente daquela autarquia do Litoral Alentejano, Vítor Proença, explicou que a proposta só agora foi votada porque os serviços municipais estavam a avaliar os lotes que vão agora entrar a concurso e que, mediante as candidaturas, vão ser alvo de sorteio.