23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAlcácer do Sal adere à rede de municípios do Portugal romano

Alcácer do Sal adere à rede de municípios do Portugal romano [galeria de fotos]

Herança romana à beira-Sado é reconhecida “em todo o mundo”

Alcácer do sal vai aderir à Associação dos Municípios do Portugal Romano, que junta nove municípios com património romano e que constituem uma rede de âmbito nacional que está a preparar a criação e promoção da Rota do Romano.

- PUB -

A adesão foi aprovada ontem pela Câmara Municipal, por unanimidade, por ser considerada “uma oportunidade do Municipio de Alcácer do Sal ser reconhecido como espaço essencial de investigação no mundo da arqueologia”.

O presidente da autarquia, Vitor Proença, referiu que o concelho pode ganhar “na partilha de experiência e de informação” e considerou que Alcácer não fica atrás, em riqueza do património romano, de outros municípios que já integram a associação.

A proposta que fundamenta a entrada na rede destaca que o concelho alcacerense tem uma “herança romana reconhecida em todo o mundo, bem evidenciado nos monumentos e espólio recolhido durante as intervenções arqueológicas”.

- PUB -

A Associação dos Municípios do Portugal Romano, criada em 2020, integra também já Santiago do Cacém, também no Litoral Alentejano, e o seixal, na Península de Setúbal, além de Condeixa-a-Nova, Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Tomar e Vidigueira.

A Rota do Romano é vista como uma forma de preservar e de valorizar e promover o património romano, que estes municípios consideram um “produto cultural e turístico já feito”.

Na reunião desta quinta-feira, o executivo municipal aprovou também, e igualmente por unanimidade, a adesão de Alcácer ao Movimento Municípios pela Paz, que foi criado em 2016 por iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação e da Câmara do Seixal.

- PUB -

A vereadora Vera Lúcia (CDU), que apresentou a proposta, lembrou que “a paz não é um dado adquirido” e acrescentou que Alcácer se identifica “com os valores promovidos” e também já desenvolve actividades nesse âmbito.

O PS também votou a favor com a vereadora Clarisse Campos a considerar a adesão oportuna “tendo em conta o período de guerra que se vive na Europa, na Ucrânia”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -