26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalDeputados do PS questionam Marta Temido sobre falta de ambulância

Deputados do PS questionam Marta Temido sobre falta de ambulância

Socialistas alertam para a necessidade do equipamento, tendo em conta que o concelho tem cerca de 13 mil habitantes

 

- PUB -

Os deputados do Partido Socialista (PS) eleitos por Setúbal questionaram a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a urgente necessidade de ser disponibilizada uma ambulância de Suporte Imediato de Vida no Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal. Os socialistas Clarisse Campos, Eurídice Pereira, Maria Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José e Ivan Gonçalves inquiriram, assim, o Governo sobre o que consideram ser uma lacuna nos meios de socorro do concelho.

“Concretamente, os pontos mais longínquos da área de abrangência da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Litoral Alentejano distam do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), tanto a Norte como a Sul, cerca de 100 quilómetros. A Sul, o socorro pré-hospitalar está assegurado pela ambulância de Suporte Imediato de Vida de Odemira, mas a Norte continua a ocorrer a falta de igual meio de socorro”, refere o PS através de comunicado.

A deputada Clarisse Campos, natural de Alcácer do Sal, afirmou, ainda, que se sabe que “o novo Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano já deu garantia escrita ao INEM de que fará as obras físicas para acolher a ambulância de Suporte Imediato de Vida e que garantem os recursos humanos necessários ao seu funcionamento”.

- PUB -

“Entendemos que este processo tem condições para ter uma rápida conclusão. Esta ambulância é uma necessidade e um direito da população de Alcácer do Sal. Por isso, queremos saber, junto do Ministério da Saúde, quando é que esta viatura será disponibilizada. Há, justificadamente, uma forte expectativa sobre a resolução deste problema a breve trecho”, reforçou.

De acordo com a mesma nota, “Alcácer do Sal é o segundo concelho com maior área territorial a nível nacional, com cerca de 1 500 quilómetros quadrados com cerca de 13 mil habitantes, o que significa a existência de uma significativa dispersão dos habitantes ao longo do município, factor a considerar na importância da existência de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -