1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalAutarca de Alcácer responde a ministro da Agricultura

Autarca de Alcácer responde a ministro da Agricultura

Vítor Proença diz que Capoulas Santos se enganou no alvo e avisa que problema da rega no vale do Sado não está resolvido. Vale do Gaio e Pego do Altar somam 150 milhões de metros cúbicos de água e o Alqueva dá apenas 2 milhões

 

- PUB -

Depois de o ministro da Agricultura ter dito que o presidente da Câmara de Alcácer do Sal “desconhece” que o concelho já é abastecido por água do Alqueva, referindo que as críticas do autarca, eleito pela CDU, são “infundadas”, o autarca responde, hoje, que Capoulas Santos “enganou-se no alvo”.

“O senhor ministro deveria querer responder à líder do CD-PP, que no próprio dia criticou fortemente o Governo”, disse hoje Vítor Proença ao DIÁRIO DA REGIÃO.

“O que tenho vindo a dizer é que há um problema grave no Vale do Sado, com a seca a ameaçar seriamente a produção de arroz, e que o abastecimento de água tem que ser feito a partir do Alqueva. A barragem de Vale de Gaio tem capacidade para 60 milhões de metros cúbicos de água e do Alqueva vão chegar apenas 2 milhões. O Pego do Altar tem capacidade para 90 milhões e do Alqueva vão vir zero.”, explica o autarca para vincar que “o problema está longe de ficar resolvido”.

- PUB -

“O problema da rega no Vale do Sado vai manter-se e o ministro responde com uma habilidade”, atira Vítor Proença, concluindo que a ligação do abastecimento do Alqueva ao vale de Gaio, apesar de “insuficiente”, mostra que “a luta do município, ao lado dos agricultores, tem valido a pena”.

A resposta de Vítor Proença surge após um comunicado do ministro, divulgado na quarta-feira.
“O Governo lamenta as declarações do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal relativamente à inexistência de respostas à escassez de água. São declarações infundadas que revelam um desconhecimento que seria fácil de colmatar com reduzido esforço”, referia em comunicado o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
O documento acrescenta que o concelho de Alcácer do Sal já é abastecido por água do Alqueva desde sexta-feira.
“O autarca critica a falta de ligação de Alqueva às barragens de Vale do Gaio e de Pego do Altar, revelando desconhecer que a barragem de Vale do Gaio está já não só ligada a Alqueva, mas a receber água desta origem desde a passada sexta-feira”, acrescenta o comunicado.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -