23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalFonte do Séc. XVI devolvida à população do Torrão

Fonte do Séc. XVI devolvida à população do Torrão

 

- PUB -

A Câmara de Alcácer do Sal inaugurou, no passado sábado, as obras de requalificação da área envolvente à Fonte Santa, na vila do Torrão.

Helga Nobre

O espaço, encerrado ao público desde 2005, por altura das obras do centro escolar do Torrão, foi totalmente remodelado e devolvido aos habitantes como um novo espaço de lazer. “A fonte, do século XVI, representa património para o município de Alcácer do Sal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, durante a inauguração.

- PUB -

Tratou-se de uma intervenção superior a 90 mil euros, numa extensão de 930 m2, que incluiu a reabilitação da Fonte Santa, a construção de um jardim onde foram instaladas mesas de picnic e colocado novo pavimento. “Quisemos qualificar este espaço sobretudo para a população e também devido ao caravanismo que assim pode usufruir de um espaço mais agradável”, referiu o presidente da Junta de Freguesia do Torrão, Virgilio Silva.

 

- PUB -

 

A obra foi bem recebida pela população que há muito deixou de utilizar aquele espaço que, em tempos, servia a maioria dos habitantes. “A fonte estava abandonada e sem água desde que fizeram as obras. Antigamente as pessoas vinham à fonte para dar água aos animais, lavarem a roupa e para se governarem e foi com muita pena que vimos uma fonte histórica quase desaparecer”, recorda Clara Mestre Bigodes. 

Onze anos após o encerramento da fonte, a idosa mostrou-se satisfeita com o novo espaço. “Agora está muito bonita e de certeza que vou usufruir deste espaço. Não como quando era mais nova porque já temos água canalizada mas para conversar e passar bons momentos”, acrescentou.

Numa segunda fase, a autarquia vai avançar com a requalificação do terreno contíguo à nova zona de lazer, com a colocação “de prado natural”.

O grupo feminino Cantares do Xarrama recebeu a população para a inauguração do espaço e depois do descerramento da placa comemorativa, coube à Banda da Sociedade 1º de Janeiro Torranense encerrar a cerimónia. 

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -