13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalFonte do Séc. XVI devolvida à população do Torrão

Fonte do Séc. XVI devolvida à população do Torrão

 

- PUB -

A Câmara de Alcácer do Sal inaugurou, no passado sábado, as obras de requalificação da área envolvente à Fonte Santa, na vila do Torrão.

Helga Nobre

O espaço, encerrado ao público desde 2005, por altura das obras do centro escolar do Torrão, foi totalmente remodelado e devolvido aos habitantes como um novo espaço de lazer. “A fonte, do século XVI, representa património para o município de Alcácer do Sal”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, durante a inauguração.

- PUB -

Tratou-se de uma intervenção superior a 90 mil euros, numa extensão de 930 m2, que incluiu a reabilitação da Fonte Santa, a construção de um jardim onde foram instaladas mesas de picnic e colocado novo pavimento. “Quisemos qualificar este espaço sobretudo para a população e também devido ao caravanismo que assim pode usufruir de um espaço mais agradável”, referiu o presidente da Junta de Freguesia do Torrão, Virgilio Silva.

 

- PUB -

 

A obra foi bem recebida pela população que há muito deixou de utilizar aquele espaço que, em tempos, servia a maioria dos habitantes. “A fonte estava abandonada e sem água desde que fizeram as obras. Antigamente as pessoas vinham à fonte para dar água aos animais, lavarem a roupa e para se governarem e foi com muita pena que vimos uma fonte histórica quase desaparecer”, recorda Clara Mestre Bigodes. 

Onze anos após o encerramento da fonte, a idosa mostrou-se satisfeita com o novo espaço. “Agora está muito bonita e de certeza que vou usufruir deste espaço. Não como quando era mais nova porque já temos água canalizada mas para conversar e passar bons momentos”, acrescentou.

Numa segunda fase, a autarquia vai avançar com a requalificação do terreno contíguo à nova zona de lazer, com a colocação “de prado natural”.

O grupo feminino Cantares do Xarrama recebeu a população para a inauguração do espaço e depois do descerramento da placa comemorativa, coube à Banda da Sociedade 1º de Janeiro Torranense encerrar a cerimónia. 

Comentários

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -