23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Abril marcado por atribuição de nova Medalha Municipal e desfile inédito de crianças

Abril marcado por atribuição de nova Medalha Municipal e desfile inédito de crianças

Abril marcado por atribuição de nova Medalha Municipal e desfile inédito de crianças

Dezenas de ex-presos políticos pela PIDE foram distinguidos no Dia da Liberdade. Cortejo júnior juntou mais de dois mil nas ruas

 

A atribuição da Medalha de Bravura e Altruísmo – distinção recém-instituída pelo município – a ex-presos políticos pela PIDE e a realização de um desfile júnior de evocação ao 25 de Abril foram duas iniciativas inéditas que marcaram as comemorações da Revolução dos Cravos no Barreiro.

- PUB -

Dezenas de personalidades ligadas ao concelho, que lutaram pela Liberdade conquistada há 50 anos e sofreram então na pele a mão pesada do regime de ditadura, foram homenageadas – algumas a título póstumo – com o novo galardão do município. A cerimónia, realizada no passado dia 25 e que juntou todo o executivo municipal, encheu o Largo do Mercado 1.º de Maio, de público e emoções.

Juntamente com a entrega da medalha foram sendo projectadas imagens de relatórios de arquivo da ditadura relativos aos distinguidos.

Muito participado, pela manhã da véspera, foi também o primeiro “Desfile da Liberdade Júnior”, que juntou mais de duas mil crianças, num colorido de animação, pelas principais artérias da cidade. De acordo com o município, participaram na iniciativa alunos de mais de dezena e meia de estabelecimentos de ensino do concelho.

- PUB -

As comemorações do 50.º aniversário do Dia da Liberdade no Barreiro tiveram outros pontos altos. O concerto de Jorge Palma, na noite de 24 de Abril, atraiu uma considerável moldura humana, tal como aconteceu um par de horas antes com o cumprimento do habitual desfile do movimento associativo, iniciativa que este ano foi “intercalada” com a inauguração da escultura intitulada “Liberdade”, na zona do Polis. A obra é da autoria de Cátia Esteves, artista plástica barreirense.

Por cumprir ficou a inauguração da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, que estava programada para dia 25, mas que foi adiada por “uma questão técnica de última hora”, justificou o município. A inauguração do espaço ainda não tem data definida, mas, apurou O SETUBALENSE, deverá acontecer em Junho próximo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -