29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalFestival de caminhadas promove arqueologia da Arrábida

Festival de caminhadas promove arqueologia da Arrábida

Primeiro evento de caminhadas dedicado à descoberta do património arqueológico do Parque Natural da Arrábida tem inscrições abertas, a preços reduzidos, até ao final de Janeiro. Acontece de 27 a 29 de Março

 

- PUB -

Setúbal, Palmela e Sesimbra vão caminhar de mãos dadas ao ritmo do Arrábida Walking Festival, o primeiro evento inteiramente dedicado à descoberta do património arqueológico do Parque Natural da Arrábida. O programa é organizado pela Biotrails, em parceria com os três municípios, e prevê dezenas de caminhadas, actividades turísticas e uma Grande Rota Arqueológica, de mais de 100 quilómetros, ao longo de sete percursos complementares.

Esta grande rota, com passagem por castelos e conventos, “permitirá percorrer mais de uma centena de quilómetros à descoberta do património cultural, natural e da biodiversidade desta área protegida”, lê-se na divulgação da Biotrails. Os percursos têm epicentro em Palmela e vão dar a conhecer os “mais de seis mil anos de história” do parque natural, que ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil hectares.

Paralelamente há outros percursos, cinco dos quais já se encontram esgotados (Percurso entre Castelos, Serra dos Pinheirinhos, Serra da Arrábida, Serra da Azóia e Cabo Espichel). No entanto, “irá sair em breve uma actualização do programa, com mais actividades”, e “quem já fez a sua inscrição e gostaria de participar numa nova actividade, pode actualizá-la”, explicou José Cunha, da Biotrails, a O SETUBALENSE.

- PUB -

O Arrábida Walking Festival prevê ainda a realização, ao longo dos três dias (27 a 29 de Março), de visitas enoturísticas à Quinta do Piloto, visitas a um moinho de vento e uma actividade para os mais novos, a “Pé ante pé… descobre o que a vila é!”, um percurso para descobrir, em família, o castelo e o centro histórico de Palmela. Os pais com crianças entre os 6 e os 12 podem deixar os filhos ao cuidado da organização enquanto desfrutam das caminhadas.

As inscrições no festival podem ser feitas através do site www.biotrails.pt/awf e, até 31 de Janeiro, beneficiam de valores promocionais na compra do passe do festival (20 euros; permite participar em todas as caminhadas) e dos bilhetes simples (12 euros; apenas uma caminhada e necessário para as actividades complementares). Entre 15 de Março e o próprio dia do evento, os valores sobem para 28 e 15 euros (passe e bilhete simples).

Dada a natureza exigente dos percursos programados, não é aconselhável a participação de crianças menores de 12 anos e os menores de 18 anos devem estar acompanhadas por um adulto. A Serra da Arrábida, conhecida pelo seu verde luxuriante e pelo azul das suas águas, estende-se por 35 quilómetros e é um dos mais nobres exemplos de vegetação mediterrânica em Portugal, sendo habitat de inúmeras espécies.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -