26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocal"Canções da Nossa Memória" de regresso ao Fórum Municipal Luísa Todi

“Canções da Nossa Memória” de regresso ao Fórum Municipal Luísa Todi

Espectáculo que foi sucesso de bilheteira volta a esgotar esta noite a maior sala de espectáculos da cidade

 

- PUB -

“Este trabalho foi estreado em Maio e verificou-se um agrado geral por parte das pessoas, não só dos utentes da UNISETI como também dos seus familiares e amigos, que encheram o Fórum Municipal Luísa Todi”, começa por dizer Américo Jesus Pereira, professor da UNISETI e impulsionador deste projecto. “Embora o projecto seja construído com a maioria das pessoas a não ter experiência no teatro, algumas delas nunca pisaram um palco antes,  esforçámos-nos para que este seja um projecto com muita dignidade com componentes que sejam do agrado das pessoas. Nomeadamente a inclusão de músicas que foram um êxito há muitos anos ”, adianta, reforçando que “é um espectáculo que contém música, teatro, poesia, uma vez que cada canção é antecedida de um poema alusivo a essa mesma canção, e ainda a actuação da Escola de Dança Estrelas de Algeruz”.

 

O espectáculo tem lugar hoje à noite, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a equipa multidisciplinar da comunidade educativa da Universidade Sénior de Setúbal a executar a sua segunda exibição. “Pelo êxito que obteve, metemos logo a hipótese de repetir. E é isso que vamos fazer agora, sabendo de antemão que a sala vai estar outra vez lotada, o que é muito gratificante”, revela. “É mais uma forma de estarmos vivos, de pormos as pessoas a trabalhar em grupo, dinamizar as nossas vidas, é essa a nossa intenção”, acrescenta, manifestando a vontade de levar o espectáculo a outros sítios, entre os quais centros de convívio das juntas de freguesia e outras instituições que se mobilizassem e mostrassem interesse para esse efeito.

- PUB -

 

Do repertório musical do espectáculo fazem parte êxitos como “Oh tempo, volta para trás”, “Carvoeiras”, “Ninguém foge ao seu destino”, “A agulha e o dedal”, “O dia da espiga”, fados, uma intervenção cultural tradicional russa, realizada por Irina, aluna da instituição, e a Marcha do Centenário de Setúbal. Para além da música, há ainda lugar para a intervenção de um pescador setubalense, personagem desempenhada pelo próprio Américo Jesus Pereira, que interrompe o espectáculo e durante alguns minutos anima a plateia a falar “à charroque”e a intervir juntamente com uma cantora “para criar diversidade no que diz respeito à actuação e ao trabalho que se está a fazer”.

 

- PUB -

Américo Jesus Pereira, revela que já está em mente um novo projecto, com o nome “Canções do Teatro de Revista à Portuguesa”, que inclui os êxitos da Revista à Portuguesa. Este será um projecto que ainda vai ser construído, em moldes semelhantes a este e que “se tudo correr bem, estará pronto para Abril/Maio do ano que vem”.

 

As memórias vistas a partir de dentro

António Alberto é um dos participantes do espectáculo. “A minha participação está a ser muito boa, muito construtiva. Faço de José da Drogaria e também canto fado”, diz. “É uma grande satisfação ver o sucesso alcançado, uma vez que somos principiantes, e ainda mais na maior sala de espectáculos da cidade. Espero que tenha continuidade e que levemos isto para a frente”, desejando que o projecto continue com o sucesso alcançado até agora.

 

Para Irina, este projecto é um regresso aos tempos de juventude e sobretudo um intercâmbio cultural, entre Portugal e a Rússia. “Gostava de actuar quando era mais nova, participava em peças e este acaba por ser também um regresso a esses tempos”, explica. “Na peça, falo em português, língua que eu adoro, e canto em russo para que os presentes também conheçam e tenham contacto com a minha língua. Sinto-me muito honrada com este convite do professor Américo”, adianta. Aluna da UNISETI há cinco anos, Irina agradece “a oportunidade, que é única e uma forma de a integrar ainda mais na língua portuguesa”.

Mário e Virginia são um casal e ambos são alunos da Universidade Sénior desde 2015 e parte integrante do espectáculo. Mário canta, faz parte do Grupo de Cante Alentejano. Virgínia também é um dos elementos do grupo mas nesta terça-feira estará responsável pela declamação de poesia. “Nunca tinha feito algo deste género mas tinha vontade e está a ser muito interessante, a experiência e o convívio. Somos um grupo com gostos em comum e com muita vontade de nos empenhar para fazer o melhor”, refere, considerando que este segundo espectáculo é “uma enorme responsabilidade e tem toda uma adrenalina inerente”.

Inês Antunes Malta

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -