18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBaixa da cidade ilumina-se dia 24 para receber o Natal

Baixa da cidade ilumina-se dia 24 para receber o Natal

O Natal já rola entre os comerciantes da baixa de Setúbal. Câmara quer que comerciantes ajudem a pagar mas nem todos estão de acordo. Seja como for, dia 24 a iluminação de Natal acende-se

A iluminação de Natal vai voltar às ruas da baixa de Setúbal, a árvore de Natal Gigante regressa à Avenida Luísa Todi, o Parque do Bonfim vai iluminar-se, o Pai Natal vai andar pelas ruas e haverá uma Aldeia de Natal. É o Setúbal Christmas Fest, este ano totalmente organizado pela Câmara, que começa a aquecer a cidade já a partir do próximo dia 24 e vai até 6 de Janeiro.

- PUB -

Para além das iluminações e decorações natalícias desenrolam-se um conjunto de iniciativas essencialmente direccionadas para crianças e jovens, captando também os adultos para participarem nesta época festiva dando mais vida à baixa sadina. Pelo menos assim esperam os comerciantes da baixa, embora alguns receiem que a dinamização de zonas como o Bonfim possa afastar os clientes da zona nevrálgica de comércio tradicional.

Mas já há quem diga que “este é o melhor projecto de sempre para assinalar o Natal na cidade”, avalia um comerciante da baixa. Ao que O SETUBALESE-DIÁRIO DA REGIÃO sabe, o planeamento e ‘desenho’ das iluminações foi todo pensado pela Câmara Municipal, que tem reunido com os comerciantes para dar conhecimento do mesmo e recolher opiniões. Como comparticipação aos custos, a autarquia está a sugerir que os lojistas paguem 50 euros; e aqui uns estão de acordo e outros nem por isso.

Até ao ano passado as iluminações e decorações da baixa eram contratualizadas directamente pelos comerciantes da baixa a uma empresa proposta pela autarquia e, cada rua escolhia o seu embelezamento. Mas com a Câmara a proporcionar um projecto tipo chave-na-mão “deixamos de estar sujeitos à pressão de organizar o Natal nas ruas”, comenta um lojista.

- PUB -

Um projecto que já tem maqueta desenhada, foi dada a conhecer aos comerciantes, e revela os espaços que serão iluminados com recurso a imagem digital.

A questão é saber se a Câmara Municipal aceita continuar com este modelo de organização do Natal se existirem muitos lojistas da baixa a não querem comparticipar com a sua parte financeira. E parte do argumento foca mesmo o Parque do Bonfim com alguns a interrogarem-se se a dinamização prevista para este espaço irá levar muitos adultos a acompanhar as crianças, e quebrar o interesse pelas compras no comércio da baixa.

Para já, este ano, as estruturas para as iluminações já estão a ser montadas para dar brilho de Natal à cidade. Para a parte da tarde do próximo dia 24 está marcado espectáculo na Avenida Luísa Todi, junto à Árvore Gigante, para inaugurar a iluminação das ruas. Um pouco antes, o Pai Natal vai partir do Largo da Misericórdia e dirigir-se à principal artéria da cidade.

- PUB -

Entretanto, junto à Sé de Setúbal será montado um presépio, enquanto haverá animação itinerante com personagens alusivas ao Natal em toda a baixa comercial, entre as 15h00 e as 19h00. No Largo da Misericórdia será montada a Fábrica de Brinquedos do Pai Natal, onde irão funcionar ateliers e duendes vão oferecer brindes.

Por sua vez à Praça do Bocage regressa o Mercado de Natal, este ano como melhor regulação das ‘barraquinhas’, estando pensada uma melhor organização do espaço. Em cima da mesa está a exigência dos comerciantes para que este mercado de rua não comercialize produtos concorrentes às lojas. Aliás há comerciantes que têm defendido que este mercado passe para outra zona da cidade afastada da baixa. Outra exigência é que as luzes de Natal acendam antes das 19h00 para apanhar as lojas ainda abertas, uma exigência que já terá sido aceite pela Câmara.

 

Humberto Lameiras

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -