19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalFestas de S. Pedro abrem com Black Mamba e fecham com Paulo...

Festas de S. Pedro abrem com Black Mamba e fecham com Paulo Gonzo

Comissão organizadora espera 300 mil visitantes entre 27 de Junho e 2 de Julho. Kintal na Via e desfile motorizado dos bombeiros de Montijo e Canha são duas novidades na programação deste ano. Certame vai contar com mais de 200 actuações e cinco mil participantes em palco

- PUB -

The Black Mamba a abrir e Paulo Gonzo, a celebrar 40 anos de carreira, a fechar as Festas Populares de S. Pedro, no Montijo, de 27 de Junho a 2 de Julho, são dois dos principais destaques da programação do certame, que este ano engloba mais de 200 actuações, com cinco mil participantes em palco e a expectativa de receber 300 mil visitantes.

A zona ribeirinha da cidade serviu de palco à apresentação das festividades, na passada terça-feira, perante uma plateia muito bem composta que, antes das revelações e dos destaques anunciados pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, e pelo presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos, foi convidada a presenciar a inauguração de uma exposição iconográfica, patente no local, com os cartazes alusivos às várias edições do certame desde 1951, também editados em livro.

- PUB -

Com um orçamento de cerca de 170 mil euros, “sem contar com os apoios logísticos”, esta edição apresenta uma “programação variada e ecléctica, que reflecte os valores da abertura e da diversidade, num encontro entre a tradição e a modernidade”, salientou Nuno Canta, adiantando: “Este ano, voltamos a convidar os montijenses, os forasteiros e os turistas a reviver as tradições das Festas Populares de S. Pedro.”

As celebrações vão contar com algumas novidades, como o Kintal na Via, percurso musical feito pelas ruas com música dirigida ao público jovem, e o desfile motorizado das duas corporações de bombeiros do concelho, Montijo e Canha, “tradição que será retomada” e que terá lugar no derradeiro dia do certame, avançou José Manuel Santos.

Procissão nocturna ‘deverá ser uma das maiores do País’

- PUB -

Um dos maiores destaques do programa, segundo o presidente da Comissão de Festas, é a realização das procissões fluvial e nocturna, no dia 29. A primeira realiza-se pelas 15h00 e a segunda a partir das 22h00. A procissão nocturna, vincou José Manuel Santos, irá contar “com 22 ou 23 andores”, devendo por isso ser “uma das maiores do País”.

Uma noite a cargo da Universidade Sénior do Montijo e uma outra com a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro em destaque, além do 1.º Cruzeiro de Vela no dia da ANAU, que acompanhará a procissão fluvial, foram outros dos momentos da programação a merecerem o realce de José Manuel Santos. Aos habituais espectáculos de música, dança e de outras artes performativas, onde se inclui o indispensável Bibe Eléctrico, junta-se também a vertente da festa brava, com a realização de um total de oito largadas de toiros e de uma corrida.

A actuação da animada Charanga Amigos da Ramboia, seguida de degustação de massinha de peixe e outros produtos regionais, marcou o encerramento da sessão de apresentação das festividades.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -