25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalVITÓRIA FC: Pedras morre aos 75 anos

VITÓRIA FC: Pedras morre aos 75 anos

José Maria de Freitas Pereira era o seu nome de baptismo, mas no futebol ficou conhecido no por Pedras. A antiga glória do Vitória faleceu anteontem em Lisboa aos 75 anos de idade.

- PUB -

O médio chegou ao emblema do Sado em 1966 oriundo do Benfica e incluído num negócio que tinha também Arcanjo e Guerreiro, trio que viajou do Estádio da Luz para o Bonfim, na transferência que levou o Magriço Jaime Graça para as águias.
Nas duas épocas em que vestiu a camisola vitoriana, o médio ajudou o clube a terminar o campeonato de 1966/67 e 1967/68 na 5.ª posição. O nome de Pedras ficou também para a história em Setúbal por ter participado em duas finais da Taça de Portugal. Na primeira, a que ficou para a história como a mais longa por durar 144 minutos, os sadinos venceram a Académica (3-2), após dois prolongamentos. Em 1968, o jogador voltou a ser titular e até marcou um golo na final com o FC Porto, não evitando a derrota sadina (2-1) no Jamor.
Natural de Guimarães, Pedras começou aos 18 anos por representar o Vitória da sua terra natal, acabando depois por rumar ao Benfica, tendo aí permanecido quatro épocas antes da transferência para Setúbal. A qualidade evidenciada no Bonfim captou a atenção do Sporting, emblema onde alinhou entre 1968/69 e 1970/71. No escalão principal, Pedras vestiu ainda a camisola do Atlético nas duas temporadas seguintes.
Além da conquista da Taça de Portugal ao serviço do emblema sadino, Pedras, médio que chegou a ser internacional A por Portugal, tem no currículo a conquista de quatro campeonatos (três pelo Benfica e um pelo Sporting) e outras duas Taças de Portugal.
O funeral de Pedras realiza-se hoje pelas 10h00 no cemitério da Amora, Seixal. À família enlutada, o Diário da Região apresenta as sentidas condolências.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -