26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalTorrão Quinhentista regressa com recriação histórica

Torrão Quinhentista regressa com recriação histórica

A vila do Torrão recebe, a partir de sexta-feira, a VI edição da Feira Quinhentista. Um fim-de-semana repleto de história e animação. Aproveite porque é apenas de dois em dois anos

- PUB -

A vila do Torrão, recebe nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho a VI edição da Feira Quinhentista, iniciativa que se realiza a cada dois anos na vila alentejana e que promete muitas novidades, animação e história.
A feira, organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, conta com a colaboração e apoio da população da freguesia, orgulhosa da sua Feira Quinhentista, e das associações da vila.
O Torrão Quinhentista – VI Recriação Histórica “Dona Maria de Portugal, por Terras do Torrão” pretende dar a conhecer a história desta vila nos finais do século XV e século XVI e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico, cultural e de animação que se vivia neste período.
As grandes atracções da edição deste ano têm a ver com a inauguração oficial, às 18h30, no dia 2. No mesmo dia, às 21h00, dão-se as bailadeiras e, às 00h30, o toque de recolher. Já no dia 3, a chegada da Rainha, às 15h00 e a saudação à Rainha, às 16h30. No último dia, o combate de cavaleiros, às 18h30, e a despedia da Rainha, às 19h00.
Terá, este ano, uma forte componente de recriação história, tendo como tema “Dona Maria de Portugal, por Terras do João”. Isto justifica-se pela homenagem que vai ser feita a Maria de Aragão e Castela, que foi uma infanta aragonesa, e que esteve estadeada no Torrão em 1500 , no Paço Comendador da vila do Torrão, localizada junto à Igreja Matriz da Vila. Foi, ainda, a segunda esposa de D. Manuel I de Portugal e viria a tornar-se rainha de Portugal de 1501 até à sua morte, em 1517.
Espera-se, assim, muita animação e festividades que o vão ajudar a perceber melhor a cultura e o clima que se vivia na altura. Desde combates de cavaleiros, contadores de histórias e a possibilidade de “ver” a própria Rainha Maria de Aragão e Castela, não irão faltar temáticas que o vão ajudar a passar um bom bocado com amigos e família.
No que toca à animação da feira, ela vai estar a cargo da Associação Velha Lamparina e Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -