25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalFestival “Março a Partir” anima jovens de Palmela

Festival “Março a Partir” anima jovens de Palmela

Programa contém 50 actividades, desde a música à dança, cinema, teatro, desporto e solidariedade. Evento organizado por mais de 30 associações juvenis do concelho de Palmela prolonga-se até Abril

De 18 de Fevereiro e 2 de Abril, Palmela recebe a 22ª edição do festival “Março a Partir”, que nasceu da vontade das associações juvenis do concelho de promover diversas actividades nas áreas da música, dança, cinema, teatro, desporto, pintura, arte urbana, apostando igualmente numa componente solidária. A edição deste ano conta com a participação de 37 associações juvenis. Um dos objectivos é assinalar o Dia Nacional do Estudante (24 de Março) e o Dia da Juventude (28 de Março), através da realização do Fórum Estudante e de um debate com alunos de ERASMUS.

- PUB -

“O Março a Partir é o exemplo de um processo de participação e realização conjunta e tem sido aquilo que os jovens entendem que deve ser, feito num mês ideal e importante para a juventude”, afirmou Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, na conferência de apresentação do festival, que decorreu na passada sexta-feira, no Santiago Maior (Espaço Fortuna – Artes e Ofícios), freguesia da Quinta do Anjo. O autarca fez questão de sublinhar que o município se assume como um “parceiro” do evento, não querendo ser “tutela do Março, uma vez que as associações é que são as grandes protagonistas do evento”.

À semelhança da edição anterior, além de todas as actividades previstas, o programa inclui ainda dois projectos: o concurso para a escolha da imagem do cartaz do festival, entretanto já seleccionada e o “Warm Up”, concurso de bandas amadoras de Palmela.

No concurso aberto à participação de bandas de todo o distrito de Setúbal vão participar 12 conjuntos musicais, sendo depois seleccionados oito deles, em duas eliminatórias. Os Esfera, de Setúbal e os Mundo Escuro, de Pinhal Novo, foram os projectos apurados na primeira eliminatória do Warm Up. A 18 de Fevereiro é a vez de Alexandre Silva & Os Impróprios, de Pinhal Novo, Skyard, do Barreiro, IN Extremis, do Seixal e EdyShine, de Pinhal Novo subirem ao palco da Sociedade de Instrução Musical, às 22h, para a segunda eliminatória. A final entre as quatro bandas apuradas está marcada para a noite de 4 de Março (sábado), no Espaço Contrafação, no Pinhal Novo.

- PUB -

Entre as várias iniciativas, destacam-se em Fevereiro, o “Okupados a Construir”, um projecto da autoria de sete voluntários de países europeus de apoio à realização do “Março a Partir” e a 2ª eliminatória do “Warm Up”, a 18 de Fevereiro (sábado), às 22h na Sociedade de Instrução Musical, Quinta do Anjo. Em Março e Abril, as atenções irão recair no Festival de Jovens Talentos (3 de Março), promovido pela Associação de Estudantes da Escola Secundária do Pinhal Novo; numa dádiva de sangue a decorrer entre as 9h e as 13h, a 4 de Março, na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano; em demonstrações de várias modalidades desportivas (5 de Março), no Polidesportivo do Poceirão, num concurso de graffitis (11 de Março), no Abrigo da Quintinha ABC e numa corrida de rolamentos, a 2 de Abril, ao longo da Rua Duque de Palmela e Largo da Rua São João de Deus, na Quinta do Anjo.

No âmbito das iniciativas de solidariedade, de relevar a “Cãominhada Solidária – Março a Latir”, a 18 de Março, que consistirá num percurso circular urbano e florestal para ser percorrido pelos animais de quatro patas e respectivos donos.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -