20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLitoral AlentejanoDormidas dispararam no Litoral Alentejano

Dormidas dispararam no Litoral Alentejano

Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines registaram subidas no turismo

 

- PUB -

O ano de 2023 poderá vir a ser o melhor no sector turístico para o Litoral Alentejano. A região, composta pelos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, registou, face a 2022, um aumento de 22% no número de dormidas entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Os dados foram recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e tratados pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que também divulgou a informação de que o valor assinalado “mais que duplica a média registada desde 2003”.

Nas mesmas duas últimas décadas, o número médio anual de dormidas registado nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março tinha sido de 63.486. Só em 2023 o mesmo indicador “disparou para as 137.029 [dormidas]”, informou a CIMAL em nota de Imprensa.

- PUB -

Face aos mesmos primeiros três meses do ano, e em relação ao ano de 2019 – registo feito antes da pandemia da covid-19 –, o número de dormidas nos municípios do Litoral Alentejano aumentou em 33%.

Os dados do INE revelam ainda que, desde 2001, e em números absolutos, “as estruturas de alojamento turístico do Alentejo Litoral registaram um total de 1.269.724 dormidas nos primeiros três meses do ano desde 2001”.

As praias da Comporta, Melides, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes ou Zambujeira do Mar são algumas das contempladas em quatro dos cinco concelhos do Litoral Alentejano, locais que acabam por atrair muitos turistas.

- PUB -

A informação da CIMAL refere ainda que “a região vai içar 31 Bandeiras Azuis, 28 em praias costeiras”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -