20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioEmpresasNovo Duster promete agitar o mercado

Novo Duster promete agitar o mercado

O modelo mais actualizado do SUV da Dacia chegou aos mercados no passado mês de Setembro e pode ser encontrado na Multiauto Setúbal

 

- PUB -

A Dacia, fabricante automóvel romena subsidiária da Renault, procura dar continuidade ao sucesso que o seu modelo Duster tem obtido, lançando uma nova geração. Desde 2010 no mercado, o SUV da marca já vendeu cerca de 1.9 milhões de unidades, sendo no ano de 2019, segundo a Dacia, “o nº1 nas vendas a particulares, no seu segmento, no mercado europeu”.

O novo Duster trilha o caminho do sucesso das gerações anteriores, como define a marca “fiel às origens”, indo ao encontro de clientes que, de acordo com a fabricante, “que procuram um SUV confortável e com um desenho atraente, como para os que buscam um 4×4 versátil e robusto.”

Esta geração está disponível nas versões Diesel, em 2WD ou 4WD com caixa manual de seis velocidades, Gasolina, em 2WD, com as versões TCe 90, 130 e 150 com caixa manual de seis velocidades, e em 4WD, com a versão 150 com caixa ECD. Está ainda disponível a versão Bi-Fuel (gasolina-GPL), em 2WD com caixa manual de seis velocidades.

- PUB -

O modelo agora lançado segue a nova identidade visual da Dacia, à semelhança daquilo que foi lançado nos “novos Sandero, Sandero Stepway e Logan”. O veículo fica então dotado, neste aspecto, de “novos faróis que incluem luzes diurnas em Y e um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador”.

Ainda na iluminação, o Duster tem “uma assinatura LED”, sendo “o primeiro modelo da Dacia a ser equipado com indicadores de mudança de direcção nos LED dianteiros”. Segundo a Dacia, esta tecnologia permite não só “um menor consumo de electricidade”, como “os LED oferecem melhor iluminação, tanto de dia como de noite, proporcionando uma melhor visibilidade, tanto para o condutor como para outros utilizadores da estrada.”

A fabricante garante que uma das preocupações foi melhorar a aerodinâmica do veículo, incluindo “um novo para o spoiler traseiro e das novas jantes de 16” e 17”, testados em túnel de vento”. Foram ainda incluídos, segundo a Dácia um “conjunto de optimizações tendo em vista a redução de CO2 (novas jantes e pneus e iluminação LED), incluindo o coeficiente de atrito (SCx), permitem uma diminuição de até 5,8g de CO2 na versão 4×4 do Novo Duster”.

- PUB -

O interior também sofreu melhorias, segundo a marca, estando o habitáculo “ainda mais convidativo, equipado com novos revestimentos, novos encostos de cabeça e uma consola central sobrelevada, com um novo ecrã táctil de 8’’ e um generoso apoio de braços retráctil.”

A nova geração apresenta, ainda, mais investimento nos sistemas multimédia, estando o veículo dotado de dois novos equipamentos multimédia. Para além do habitual “Dacia Plug & Play (rádio, MP3, USB e ligação Bluetooth), o novo Duster apresenta o “Media Display e Media Nav”. O primeiro conta com seis colunas, rádio DAB, ligação Bluetooth®, duas tomadas USB e função “espelho” do smartphone compatível com Apple CarPlay® and Android Auto®”.

O segundo “é enriquecido com a navegação e a ligação Wi-Fi para Apple CarPlay® and Android Auto®”.

O novo Duster está dotado, segundo a fabricante, de diversos assistentes à condução, como são “o avisador de ângulo morto, a assistência ao estacionamento, o assistente ao arranque em subidas, o controlo adaptativo de velocidade de descida (versão 4×4) e uma câmara multiview”.

A nova geração Duster, entre outros veículos, podem ser encontradas no Multiauto Renault Setúbal na Estrada dos Ciprestes Quinta da Varzinha.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -