19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEmpresasNovo Duster promete agitar o mercado

Novo Duster promete agitar o mercado

O modelo mais actualizado do SUV da Dacia chegou aos mercados no passado mês de Setembro e pode ser encontrado na Multiauto Setúbal

 

- PUB -

A Dacia, fabricante automóvel romena subsidiária da Renault, procura dar continuidade ao sucesso que o seu modelo Duster tem obtido, lançando uma nova geração. Desde 2010 no mercado, o SUV da marca já vendeu cerca de 1.9 milhões de unidades, sendo no ano de 2019, segundo a Dacia, “o nº1 nas vendas a particulares, no seu segmento, no mercado europeu”.

O novo Duster trilha o caminho do sucesso das gerações anteriores, como define a marca “fiel às origens”, indo ao encontro de clientes que, de acordo com a fabricante, “que procuram um SUV confortável e com um desenho atraente, como para os que buscam um 4×4 versátil e robusto.”

Esta geração está disponível nas versões Diesel, em 2WD ou 4WD com caixa manual de seis velocidades, Gasolina, em 2WD, com as versões TCe 90, 130 e 150 com caixa manual de seis velocidades, e em 4WD, com a versão 150 com caixa ECD. Está ainda disponível a versão Bi-Fuel (gasolina-GPL), em 2WD com caixa manual de seis velocidades.

- PUB -

O modelo agora lançado segue a nova identidade visual da Dacia, à semelhança daquilo que foi lançado nos “novos Sandero, Sandero Stepway e Logan”. O veículo fica então dotado, neste aspecto, de “novos faróis que incluem luzes diurnas em Y e um novo formato que inspirou os relevos 3D na nova grelha cromada do radiador”.

Ainda na iluminação, o Duster tem “uma assinatura LED”, sendo “o primeiro modelo da Dacia a ser equipado com indicadores de mudança de direcção nos LED dianteiros”. Segundo a Dacia, esta tecnologia permite não só “um menor consumo de electricidade”, como “os LED oferecem melhor iluminação, tanto de dia como de noite, proporcionando uma melhor visibilidade, tanto para o condutor como para outros utilizadores da estrada.”

A fabricante garante que uma das preocupações foi melhorar a aerodinâmica do veículo, incluindo “um novo para o spoiler traseiro e das novas jantes de 16” e 17”, testados em túnel de vento”. Foram ainda incluídos, segundo a Dácia um “conjunto de optimizações tendo em vista a redução de CO2 (novas jantes e pneus e iluminação LED), incluindo o coeficiente de atrito (SCx), permitem uma diminuição de até 5,8g de CO2 na versão 4×4 do Novo Duster”.

- PUB -

O interior também sofreu melhorias, segundo a marca, estando o habitáculo “ainda mais convidativo, equipado com novos revestimentos, novos encostos de cabeça e uma consola central sobrelevada, com um novo ecrã táctil de 8’’ e um generoso apoio de braços retráctil.”

A nova geração apresenta, ainda, mais investimento nos sistemas multimédia, estando o veículo dotado de dois novos equipamentos multimédia. Para além do habitual “Dacia Plug & Play (rádio, MP3, USB e ligação Bluetooth), o novo Duster apresenta o “Media Display e Media Nav”. O primeiro conta com seis colunas, rádio DAB, ligação Bluetooth®, duas tomadas USB e função “espelho” do smartphone compatível com Apple CarPlay® and Android Auto®”.

O segundo “é enriquecido com a navegação e a ligação Wi-Fi para Apple CarPlay® and Android Auto®”.

O novo Duster está dotado, segundo a fabricante, de diversos assistentes à condução, como são “o avisador de ângulo morto, a assistência ao estacionamento, o assistente ao arranque em subidas, o controlo adaptativo de velocidade de descida (versão 4×4) e uma câmara multiview”.

A nova geração Duster, entre outros veículos, podem ser encontradas no Multiauto Renault Setúbal na Estrada dos Ciprestes Quinta da Varzinha.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -