26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Figuras e Factos de 2022Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Setúbal

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Setúbal

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

- PUB -

Figura do Ano

Carlos Rabaçal

O vereador dos Serviços Municipalizados fica com os louros da concretização de uma das mais estruturantes medidas de política municipal do presente mandato; a passagem da gestão da água para o domínio público.

- PUB -

O regresso à gestão municipal era uma promessa eleitoral do actual executivo, após 25 anos de concessão à Águas do Sado, mas a forma como a transição foi feita deve muito à capacidade de Carlos Rabaçal. O risco era enorme, pelo curto prazo de concretização, mas, em apenas um ano, todas as peças foram montadas, desde a aprovação do regulamento municipal, à transferência dos trabalhadores e instalações dos meios, e o sistema começou a funcionar na data prevista e sem dramas. Sem prejuízo do outro pelouro do vereador, as Obras Municipais, em que foi garantido o financiamento de 50 milhões reabilitação de bairros sociais.

Facto do Ano

Acolhimento de refugiados gera polémica

- PUB -

O acolhimento de refugiados ucranianos, organizado pela Câmara Municipal, gerou uma forte polémica, depois de o ‘Expresso’ noticiar, em Abril, que duas das pessoas envolvidas são cidadãos russos e de afirmar que teriam ligações ao regime de Putin.

O desenvolvimento do caso não provou essas ligações e os envolvidos, Igor Khashin e Yulia Khashina, asseguraram que não são espiões. Até ao momento as investigações identificaram algumas irregularidades nos procedimentos de acolhimento e a falta de um responsável municipal pelo Regime Geral de Protecção de Dados. O Governo, sob proposta da Inspecção-Geral de Finanças, arquivou o inquérito. Mas, no auge da polémica, Setúbal foi o centro da actualidade no País chegou a ser ponderada a demissão em bloco da oposição, para forçar eleições antecipadas.

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -