25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Figuras e Factos de 2022Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Grândola

Conheça a Figura e o Facto do Ano de 2022 em Grândola

O Setubalense passa o ano em revista, escolhendo as figuras e os factos do ano em todos os concelhos

 

- PUB -

Figura do Ano

José Cardoso Botelho

O CEO da Vanguard Properties, o promotor imobiliário que tem investido fortemente no concelho de Grândola tem mostrado que é possível conciliar o interesse empresarial com as preocupações sociais e ambientais. A prática da empresa tem-se pautado pela integração da comunidade nos seus investimentos, dando a devida importância às pessoas que habitam no concelho. Um exemplo disso é o projecto “Terras da Comporta”, que desempenha um papel importante na promoção e divulgação da cultura, das artes e do saber na região da Comporta através da construção de hubs culturais e criativos desenvolvidos nos empreendimentos “Torre” e “Dunas” e no empreendimento “Muda Reserve”. A baixa densidade, a reserva de quotas para habitação de locais e o desenvolvimento de produção electrica própria nos seus empreendimentos são outros aspectos desta preocupação social e ambiental.

- PUB -

 

Facto do Ano

Tróia é primeira Zona Livre Tecnológica do País

- PUB -

A primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) reconhecida pelo Governo português foi inaugurada em Tróia, a 19 de Julho de 2022. Esta ZLT trouxe ao concelho de Grândola um lugar de vanguarda no campo da inovação, uma vez que é a primeira a ser reconhecida pelo Governo português.

É a partir do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), que esta zona será monitorizada, sendo que a ZLT ‘Infante D. Henrique’ é uma área onde vão ser testados, em mar aberto, sistemas de segurança e de defesa. A constituição desta ZLT focada no mar, em particular na segurança e defesa, permitirá criar condições para a testagem e experimentação de tecnologias, produtos e serviços inovadores. A ZLT ‘Infante D. Henrique’ ocupa uma área superior a mil milhas quadradas, que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola e onde toda a área monitorizada pelo CEOM será objecto da colocação de sensores.

 

Conheça AQUI as figuras e os factos do ano de 2022 nas restantes categorias

As figuras do ano no distrito de Setúbal – na região e em cada um dos concelhos, incluindo Odemira, por fazer parte do Litoral Alentejano – são uma escolha da redacção do jornal O SETUBALENSE.

O jornal publica todos os anos, ao início do ano, uma edição especial sobre as figuras e os factos que marcaram o ano anterior. Este ano esta edição foi publicada, em papel, no dia 27 de Fevereiro de 2022. Se não conseguiu obter o seu exemplar contacte o jornal pelo telefone 265094354.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -