28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosGrândola: Projecto RELOUSAL traz nova vida mas mantém identidade mineira que nasceu...

Grândola: Projecto RELOUSAL traz nova vida mas mantém identidade mineira que nasceu há 120 anos

A mina do Lousal foi explorada entre 1900 e 1988, para extracção de pirite e enxofre

 

- PUB -

A mina do Lousal situa-se na Faixa Piritosa Ibérica, uma das regiões metalogenéticas mais ricas do mundo em depósitos de sulfuretos polimetálicos. Embora tenha sido povoada desde o Calcolítico, à época romana remonta a ocupação do Castelo do Lousal, situado a 1 km da mina. Entre o material recolhido entre os séculos XIX e XX, contam-se algumas moedas, cerâmica de construção e de armazenamento e vestígios de escórias, demonstrando, de acordo com a Câmara Municipal de Grândola, “a vocação mineira e metalúrgica do sítio”.

No seguimento do fervor mineiro no Sul da Península Ibérica e do início da exploração mineira na Caveira, em 1863, surgiram vários pedidos de descoberta dos minérios do Lousal, pirite e ferro, no Registo de Minas da Câmara Municipal de Grândola. Porém, o início da exploração só se verificou em 1900, com Guilherme Ferreira Pinto Basto e Waldemar d’Orey. Entre 1934 e 1936, a Sociedade Mines d’Aljustrel deteve a concessão das minas e, a partir de 1937, passou para a Société Anonyme Mines et Industries, adquirida posteriormente pela SAPEC, que as manteve até ao seu encerramento.
A exploração mineira no Lousal ganhou nessa altura um novo impulso e grande vigor, quando Antoine Velge, e depois o seu filho, Frédéric Velge, com a colaboração do geólogo Gunther Strauss, implementaram a mecanização da mina, novos métodos de extracção, casas para trabalhadores e infra-estruturas sociais. Com isto, a produtividade aumentou, os acidentes diminuíram e as condições de vida dos trabalhadores melhoraram.

Durante a década de 70, e coincidindo com as transformações políticas e económicas ocorridas em Portugal e as crises económicas internacionais, o grupo SAPEC reestruturou-se. A produção de adubos através do ácido sulfúrico retirado da pirite explorada no Lousal deixou de ser rentável devido à obtenção mais económica deste material por outras vias. Dado que a matéria-prima extraída no Lousal era pobre em outros metais, o encerramento da mina tornou-se inevitável, fechando portas definitivamente em 1988.

- PUB -

Aldeia é agora pólo cultural, científico e turístico

Em 1996, a SAPEC S.A. e a Câmara Municipal de Grândola, através da Fundação Frédéric Velge, decidiram lançar o programa RELOUSAL “com o objectivo de reverter o quadro provocado pelo encerramento da mina, apoiando a população residente, promovendo a conservação do património geológico e mineiro e potenciando o acervo histórico, cultural e científico legado por décadas de lavra mineira”.

A Associação Centro Ciência Viva do Lousal foi criada em 2010, tendo como missão “incorporar, investigar, preservar, valorizar e divulgar o património industrial e mineiro da aldeia do Lousal, bem como promover a ciência e a cultura científica e tecnológica junto da comunidade”, e é actualmente responsável pela gestão e dinamização do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, do Museu Mineiro e da Galeria Mineira.
Atribuindo novas valências aos espaços industriais, foram ainda criados um centro de artesanato, um hotel rural e um restaurante regional. O mercado foi reabilitado e foram realizadas intervenções de requalificação urbana nos bairros habitacionais, aumentando a qualidade de vida dos habitantes da aldeia mineira. Mais recentemente foi realizada a reabilitação e musealização do primeiro pólo subterrâneo da Mina do Lousal.

As várias entidades que laboram na região têm vindo a promover “uma concertação de esforços sustentados para o desenvolvimento da aldeia do Lousal”, que pode ser encarada como “âncora do desenvolvimento do território concelhio”, criando oportunidades de emprego e de negócio e transformando-a num importante pólo de dinamização local a vários níveis. Segundo a autarquia grandolense, “o maior retorno do projecto RELOUSAL tem de ser avaliado no âmbito da redinamização social, no reforço da auto-estima e da identidade comunitária da população e na requalificação do território”.

- PUB -

Por outro lado, a transmissão do conhecimento científico sobre a região, realizada pelo Centro Ciência Viva, permite afirmar este sítio como uma referência no turismo temático, cultural e científico do sul de Portugal.

De acordo com Mafalda Abrunhosa, do Centro de Ciência de Viva, “a aldeia mineira do Lousal é hoje a pedra de toque num território em plena planície alentejana que pretende manter vivas as suas raízes e tradições”, disponibilizando desta forma aos visitantes e à população residente um “museu vivo”, que “congrega a história e a memória colectiva do que ainda persiste do seu tecido industrial mineiro”.

Uma aldeia que nasce a partir de uma mina

Assim se pode descrever a aldeia mineira do Lousal, que “nasceu com a mina e reflecte a sua história”. Chegou a ter 2500 habitantes e 1100 operários. De acordo com a Câmara Municipal de Grândola, “o couto mineiro organizou-se de modo a assegurar a sua autossuficiência, dotando o espaço urbano de bairros de habitação e dos principais serviços e equipamentos necessários à comunidade”.

O seu encerramento, em 1988, devido à redução do interesse económico da exploração, produziu um forte impacto negativo no território. No início da década de 1990 apenas cerca de 600 pessoas continuavam a viver no Lousal. Lentamente, a vida na localidade e todo o seu património edificado foram-se degradando, situação que o projecto RELOUSAL tem vindo a inverter até ao momento presente.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -