Figura do Barreiro: Eduardo Quaresma. Valor seguro do Sporting e do futebol nacional já festejou no Marquês

Figura do Barreiro: Eduardo Quaresma. Valor seguro do Sporting e do futebol nacional já festejou no Marquês

Figura do Barreiro: Eduardo Quaresma. Valor seguro do Sporting e do futebol nacional já festejou no Marquês

O jovem defesa afirmou-se definitivamente na última época, sagrando-se pela segunda vez campeão nacional pela equipa principal leonina. O público elegeu-o Figura do Ano do Barreiro

Despontou cedo para o futebol, ainda menino, ao serviço do Fabril do Barreiro. De tal forma que, com apenas 9 anos, foi recrutado pelo Sporting Clube de Portugal. Daí para cá, Eduardo Quaresma, 23 anos (completados no passado dia 2), tem vindo a afirmar-se ao serviço dos leões de Alvalade e das Selecções jovens de Portugal, despertando logo em idade júnior o interesse de clubes de topo mundial, como Liverpool, Chelsea, Manchester United, Juventus e AC Milan, entre outros.

- PUB -

O jovem defesa central foi lançado na primeira equipa do Sporting pela mão de Rúben Amorim, na temporada de 2020-2021, sendo utilizado por duas vezes na I Liga, o que lhe valeu logo aí ficar ligado ao historial dos verdes e brancos, que conquistaram o título nacional que lhes fugia há 18 épocas.

A afirmação definitiva do jovem futebolista foi alcançada na última temporada, quando o clube de Alvalade voltou a sagrar-se campeão nacional, desta feita com o contributo do central do Barreiro em 20 jogos (um golo), aos quais juntou ainda quatro participações na Liga Europa, outras tantas na Taça de Portugal e mais duas na Taça da Liga (somando 1 626 minutos num total de 30 partidas).

Eduardo Quaresma é hoje um valor seguro do Sporting e do futebol nacional. E os méritos alcançados no panorama futebolístico não têm passado despercebidos a ninguém, nem mesmo fora da tribo do desporto rei: o jovem foi também um dos medalhados de mérito (ouro) pelo município do Barreiro. E agora foi o mais votado pelo público para receber o Golfinho d’ Ouro referente à “Figura do Ano do Barreiro”, galardão para o qual havia sido nomeado juntamente com Helena Pereira, professora da disciplina de História-A na Escola Secundária de Casquilhos, e Rui Pedro Dâmaso, fundador e director do Out.Fest.

- PUB -

O jovem atleta não pôde estar presente na gala, por estar concentrado ao serviço da Selecção Sub-21 de Portugal que ontem defrontou a sua congénere inglesa, mas fez-se representar pelo seu tio Carlos Coimbra, que trouxe uma mensagem do atleta: “Agradecer o facto de ter sido mencionado, dar os parabéns a todos os participantes e dizer, claramente, que tem muito orgulho em ter nascido no Barreiro, em ser barreirense.”
O prémio foi entregue a Carlos Coimbra por Rui Pereira, vereador da Câmara Municipal do Barreiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -