Figura de Palmela: João Cruz. Campeão quatro vezes com três recordes nacionais na natação adaptada

Figura de Palmela: João Cruz. Campeão quatro vezes com três recordes nacionais na natação adaptada

Figura de Palmela: João Cruz. Campeão quatro vezes com três recordes nacionais na natação adaptada

O atleta da Palmela Desporto esteve imparável no Campeonato Nacional de Inverno nos 50 e 100 metros livres, bem como nos 100 metros bruços e 200 metros estilos. Foi eleito Figura do Ano de Palmela

O atleta João Cruz, que representa a Palmela Desporto, é um dos maiores talentos da natação, que tem elevado bem alto não só o nome do concelho como também o da região a nível nacional. Na última temporada reforçou o palmarés notável que apresenta na natação adaptada, o qual começou a construir há muito.

- PUB -

Em 2024, João Cruz conquistou, em seniores na classe S12, quatro títulos no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, disputado em Dezembro na Guarda, ao arrebatar o ouro nas provas de 50 metros livres, 100 metros livres, 100 metros bruços e 200 metros estilos. Triunfos que foram ainda abrilhantados pela obtenção de três melhores marcas nacionais: o nadador da Palmela Desporto estabeleceu novos recordes nacionais, na classe S12, nos 100 metros livres, 100 metros bruços e 200 metros estilos.

Ainda em 2024, em face de uma carreira repleta de títulos, foi agraciado pelo município de Palmela com a Medalha de Mérito Grau Prata, depois de em 2019 ter sido galardoado com a Medalha Municipal Grau Cobre.

Ao currículo, João Cruz juntou agora mais uma premiação: foi eleito, por votação do público, “Figura do Ano do Concelho de Palmela”, no âmbito dos Prémios Golfinhos d’ Ouro, instituídos pelo jornal O SETUBALENSE em parceria com a Rádio Popular FM. João Cruz estava nomeado juntamente com Carlos Taleço, fundador e presidente da Fundação COI, e Francisco Cordeiro de Araújo, criador do projecto “Os 230”, de literacia democrática e política.

- PUB -

Na cerimónia de gala – realizada no passado sábado nas instalações dos Serviços Centrais do município do Seixal –, o atleta recebeu o galardão das mãos de Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela. E, com a humildade própria dos campeões, não esqueceu aqueles que contribuíram para a obtenção de mais um troféu. “Dedico [este prémio] à minha equipa, a todas as pessoas que votaram em mim e à minha família”, disse, após ter recebido o Golfinho d’ Ouro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -