A Figura da Região na Categoria Economia, escolhida pelo público, é Fernando Silva. O gestor português, director da Siemens Portugal, que tem reforçado o investimento no Seixal, foi nomeado, no final de 2024, CEO também para a operação da multinacional em Espanha. Menos de dois anos depois de assumir a liderança em Portugal, viu reconhecido o seu valor com a extensão da mesma responsabilidade a Espanha.
Quem recebeu o prémio, em representação de Fernando Silva, foi Nelson Faria, director de produção da fábrica da Siemens do Seixal, que começou por considerar “fantástico” a região reconhecer os seus valores.
“Em nome do engenheiro Fernando Silva e enquanto responsável da produção da unidade da Siemens aqui no Seixal, fico mesmo muito orgulhoso e o Fernando estará, de certeza, muito orgulhoso por receber este prémio. Estamos a celebrar 30 anos da Siemens aqui no concelho do Seixal, com o suporte que temos tido e com o contacto próximo com a autarquia, com o presidente Paulo Silva, contamos estar aqui mais 30 anos. Estamos a crescer na electro-mobilidade, uma área nova, muito tecnológica, e o nosso objectivo, além de ter futuro e sucesso na nossa missão industrial, é também criar bom emprego, qualificado, e boas condições de trabalho.”, declarou Nelson Faria.
O Golfinho d’Ouro foi entregue a Nelson Faria, representante de Fernando Silva, por Nuno Cristóvão, director-geral da Sikla, um dos patrocinadores principais da gala.
Além de Fernando Silva, forma nomeados para a categoria de Economia Isaú Maia e Lídia Sá.
Isaú Maia, empresário do Seixal, foi reeleito, em 2024, como presidente da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal. Renovou o compromisso que assumiu em 2020, de lutar pelo recuperação e crescimento de uma das mais importantes associações da região.
Lídia Sá, é administradora da Caixa de Crédito Agrícola de Entre Tejo e Sado, onde tem a responsabilidade pela área comercial. O banco, que tem uma relação diferente com a comunidade, foi buscá-la, a meio do ano, à Caixa Central, para dar novo folego à administração.