5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDossiêFactos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Categoria SOCIEDADE

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Categoria SOCIEDADE

FIGURA DO ANO

Pedro Vieira

- PUB -

 

O presidente do Clube da Arrábida foi pioneiro quando, no Verão de 2018, a associação ambientalista tomou a dianteira na contestação às dragagens no rio Sado, originando um envolvimento social muito pouco vulgar e que alcançou níveis relevantes de projecção mediática, obrigando a respostas e medidas de governantes e outros políticos.

- PUB -

Após as primeiras denuncias sobre a ameaça à fauna e flora do estuário, feitas por Pedro Vieira, através de entrevistas, a opinião pública despertou para o projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, da APSS, que até então passava ao lado das preocupações colectivas.

Em 14 de Setembro o Clube da Arrábida interpôs a primeira providencia cautelar para tentar travar a obra e, entretanto, nesse mesmo mês, juntaram-se à luta várias outras organizações, incluindo algumas criadas propositadamente para o efeito, como os grupos ‘Sado de Luto’ e ‘SOS Sado’.

 

- PUB -

FACTO DO ANO

Contestação às dragagens

 

Há muito anos que Setúbal, tanto cidade como região, não tinha uma causa tão mobilizadora das pessoas e independente de partidos ou sindicatos. A luta contra as dragagens envolveu várias organizações de diversos sectores, motivou a criação de grupos de cidadãos e trouxe à rua muitos cidadãos comuns para manifestações pouco vulgares.

A mobilização, inorgânica, embora algo similar, suplantou a contestação ao plano Arrábida Sem Carros. Conseguiu maior abrangência e perseverança e recorreu a ferramentas mais diversificadas, como a via judicial. A contestação afirmou a dimensão da participação cívica, atingiu níveis de representatividade popular e obteve ganhos, obrigando a sessões de esclarecimento e a compromissos dos responsáveis do projecto. A APSS prometeu empenhar-se no enchimento das praias da Arrábida e na procura de soluções para minimizar impactes na pesca.

Voltar aos Factos e Figuras

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -