14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Dossiê Especial 165 Anos "A Popular": 107 anos a promover as várias formas de cultura

“A Popular”: 107 anos a promover as várias formas de cultura

Casa de todos tem sede no coração da cidade, na Rua Miguel Bombarda

 

- PUB -

O passado, presente e futuro da Cooperativa Cultural Popular Barreirense (CCPB), que assinalou a 24 de Maio deste ano os seus 107 anos de vida, continuam a ser marcados por uma história iniciada em 1913, data de criação daquela sociedade que, desde sempre, dedicou especial atenção às artes e à cultura.

Este ano, as comemorações foram realizadas de um modo “diferente”, devido à pandemia Covid-19, através de uma manifestação “mais reservada, mas não menos intensa nos desejos de felicidades e muitos mais anos de vida”, recordam neste âmbito os órgãos sociais da direcção da cooperativa, sedeada na Rua Miguel Bombarda, no centro do Barreiro.

Face às condições de vida de boa parte da população do concelho, logo nos primeiros anos, a CCPB deitou mãos à construção de uma obra “que permitiu a muitos ferroviários e barreirenses suprirem dificuldades de compra de bens essenciais”, nomeadamente do próprio pão. Em simultâneo, no antigo espaço da cooperativa, era criada uma biblioteca que teve por objectivo a necessária “consciencialização de todos” para uma “intervenção informada e isenta”, que encontrou nas diversas formas de cultura, erudita e popular, uma ferramenta “indispensável na construção de sociedades livres, tolerantes e inovadoras”.
Os responsáveis pela sociedade, lembraram naquela data festiva que “esta casa de todos nós, possui uma história que honra o nosso passado e faz parte da construção da nossa identidade presente”, tendo deixado o seu reconhecimento a todos aqueles que contribuíram com “o seu trabalho e dedicação para construir o nosso presente e permitir a nossa continuidade futura”.

- PUB -

Festa dos 100 anos recordada nas redes sociais

Ao mesmo tempo, nas redes sociais, o cooperador e membro da actual direcção da CCPB, Armindo Fernandes, recordou as comemorações ocorridas em 2013, aquando das celebrações do centésimo aniversário, ano em que foi realizado um pequeno filme que conta a história do início da cooperativa. Nesse ano, Carlos Humberto de Carvalho, antigo presidente daquele município, participou nas comemorações e defendeu que “os cooperativistas do concelho são homens e mulheres que deram um contributo inestimável para o avanço do mundo, da sociedade, do país e do Barreiro”.

Em 2019, a festa de aniversário contou com a inauguração de uma exposição e, entre outras individualidades, com as presenças do actual presidente Frederico Rosa e da vereadora da Cultura, Sara Ferreira.

B.I.

- PUB -

Nome:
Cooperativa Cultural Popular Barreirense
Também conhecida por:
A Popular
Localidade:
Barreiro
Data de fundação:
24 de Maio de 1913 – 107 anos
Principais actividades:
Exposições, comemorações, conferências, palestras, debates, lançamento de livros e convívios
Actual presidente:
Carla Marina Santos

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -