28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosRecreativo Charnequense: Uma criação de três amigos com o objetivo de unir...

Recreativo Charnequense: Uma criação de três amigos com o objetivo de unir o povo da Charneca

Charnequense consegue ultrapassar o vírus e manter todos os atletas activos via online

 

- PUB -

O Clube Recreativo Charnequense foi fundado a 31 de janeiro de 1910, por dois irmãos, Francisco Pinho e José Pinho, e um amigo, João Silva. O objectivo era criar uma casa que pudesse receber as pessoas da Charneca e permitir um convívio entre o povo da freguesia.

Em 1957 foi inaugurada a esplanada e, em 1974, concretizou-se a compra do terreno. A esplanada foi posteriormente destruída para dar lugar à construção de um novo edifício sede. A 22 de Junho de 1996 passou a ser considerada uma instituição de utilidade pública e, em 1999, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo.

O clube começou com actividades recreativas, bailes e as tradicionais festas populares. Em tempos praticou-se o chinquilho, a primeira modalidade desde a fundação da coletividade. Praticou-se ainda, o ciclismo e o ténis de mesa de competição.

- PUB -

As modalidades estendem-se, desde os jogos de damas à ginástica, que competição em trampolins, tambling, acrobática e rítmica. Tem ainda, judo, karaté, muay-thai, yoga, dança, ténis de mesa e ginástica de preparação para o parto.

A presidente do CRC, Célia Morais, em entrevista a O SETUBALENSE, considerou que esta coletividade já “teve momentos bons e momentos maus”. A pandemia também afectou o clube, embora não financeiramente, uma vez que todos se mantiveram activos através de aulas online. A reabertura está prevista para Setembro.

O ecletismo já se encontra bastante presente neste clube, conta com várias modalidades, embora apenas duas estejam em competição (judo e ginástica). A presidente afirma que neste momento não está nos planos da direção a criação de novas modalidades. “Estou satisfeita com o que tenho” e por conseguir “manter uma casa digna”. Mesmo com esses poucos recursos, Célia Morais sente que o clube faz a diferença na comunidade charnequense. Porque “trabalhamos com os melhores”, considera a líder, o clube acompanhou a evolução da sociedade Antigamente era procurado para “jogar às cartas ou ver televisão”, e hoje é procurado pelos jovens que querem praticar desporto.
O convívio, a ligação à freguesia mantem-se e o espírito do clube continua a ser fiel ao que foi idealizado pelos três amigos.

- PUB -

BI
Nome: Clube Recreativo Charnequense
Também conhecido por: CRC
Localidade: Charneca da Caparica
Data de fundação: 31 de janeiro de 1910 – 110 anos
Principais actividades: Judo, ginástica, zumba, karate e Krav Maga
Actual presidente: Célia Morais

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -