Vitória FC ganha com reviravolta em Sines e consolida liderança do campeonato

Vitória FC ganha com reviravolta em Sines e consolida liderança do campeonato

Vitória FC ganha com reviravolta em Sines e consolida liderança do campeonato

Na primeira partida da segunda volta do Campeonato da I Divisão da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), o líder Vitória FC foi domingo a Sines vencer, por 3-2, o Vasco da Gama AC, resultado que permitiu aumentar para oito pontos – 42 contra 34 do adversário direto – a distância para o Olímpico do Montijo (2.º classificado), que perdeu em Santiago do Cacém com o União SC, por 2-0.

O jogo em Sines foi de muita luta frente a um adversário aguerrido. o capitão Leo Chão, autor de dois golos dos sadinos, foi a figura do encontro da 16.ª jornada, que tinha chegado ao intervalo com uma igualdade a dois no marcador. O conjunto alentejano, que segue na 10.ª posição da tabela, só na segunda parte não conseguiu impedir que os verdes e brancos passassem para a frente do marcador graças ao golo de Leo Chão, aos 57 minutos.

- PUB -

Além do ‘bis’ do capitão, que na primeira parte repôs o empate (1-1), Catarino foi o outro marcador de serviço dos setubalenses já nos últimos minutos antes de o árbitro apitar para o intervalo. Curiosamente, na ronda inaugural do campeonato, realizada a 5 de outubro, Leo Chão e Catarino já tinham sido os marcadores dos golos do êxito (2-0) alcançado pelos sadinos no Bonfim com o Vasco da Gama.

Setubalenses e alentejanos chegaram ao confronto de ontem moralizados depois de terem há uma semana alcançado o apuramento para a próxima fase da Taça AFS. Os verdes e brancos golearam na receção ao Moitense (5-2), enquanto o Vasco da Gama foi ao Estádio Vila Amália bater o GD Sesimbra, por 1-0, com o único golo a ser apontado por Bernardo Madeira através de penálti.

Em relação ao duelo da Taça AFS no fim-se-semana anterior com o emblema da Moita, o treinador Paulo Martins optou por fazer três mudanças no onze. Pardana, China, Leo Chão foram as novidades em detrimento de Rodrigo Gomes, Diogo Conceição e Walter Sá, enquanto Diogo Isnard, Tomás Piedade, Odilon Júnior, Heta, João Delgado, André Gomes, Zé Mário e Catarino mantiveram a titularidade.

- PUB -

Apesar de haver à entrada para a 16.ª jornada, 21 pontos a separar o líder Vitória (39) do 10.º classificado Vasco da Gama (18), no Estádio Municipal de Sines a diferença entre os dois clubes não se fez sentir nos primeiros 45 minutos do encontro. Ao intervalo, o resultado de 2-2 espelhava as dificuldades que os sadinos tiveram diante da formação de Sines, que tinham nas duas rondas anteriores vencido na casa do Pescadores (3-2) e empatado (1-1) com o Amora B.

A atuarem em casa, os alentejanos entraram melhor e inauguraram o marcador, aos 20 minutos, num lance em que o guardião Pardana não conseguiu evitar o 1-0. Em desvantagem no resultado, os sadinos responderam por intermédio do capitão Leo Chão, que se encarregou de repor a igualdade, aos 24 minutos, numa grande penalidade cobrada com classe e que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes João Correia.

Numa primeira parte em que foi evidente a procura de ambas as equipas pela chegada a zonas de finalização, os espetadores presentes no recinto dos sineenses testemunharam o terceiro golo na primeira meia hora do encontro. Decorriam 30 minutos quando os anfitriões voltaram a adiantar-se no marcador, obrigando novamente a equipa de Paulo Martins a ter de reagir para anular a desvantagem de 2-1.

- PUB -

Antes do intervalo, quando o cronómetro assinalava 43 minutos, o Vitória chegou ao 2-2, desta vez por intermédio de Catarino. O atacante aproveitou uma defesa incompleta de João Correia a um remate de Heta para surgir muito rápido em zona de finalização a encostar para nova igualdade, estabelecendo o 2-2 com que se chegou ao final da primeira parte no Estádio Municipal de Sines.

Um golo e três expulsões na 2.ª parte

Depois do regresso dos balneários, aos 57 minutos, os setubalenses conseguiram pela primeira vez passar para a frente do marcador. O golo da reviravolta (3-2) foi da autoria do capitão Leo Chão que, já no interior da área, após uma assistência vinda de Diogo Isnard do flanco direito, rematou colocado de pé direito junto ao poste esquerdo sem hipóteses de defesa para o guardião dos anfitriões.

De forma a dar mais poder físico aos vários setores, que estavam muito desgastados devido ao terreno ensopado devido à chuva intensa que se tem feito sentir nos últimos dias, o timoneiro dos sadinos substituiu Catarino por Bruninho e, pouco depois João Delgado por Diogo Conceição no meio campo. Já na reta final do jogo, com o objetivo de ajudar a segurar a preciosa vantagem de 3-2, o defesa Gui entrou para o lugar do médio André Gomes.

Os últimos minutos do jogo foram de luta intensa com o conjunto de Sines a fazer tudo para tentar evitar a derrota. Já os vitorianos cerraram fileiras para segurar os três pontos e conseguiram fazê-lo mesmo para lá dos 90+5 minutos, altura em que os sineenses ficaram reduzidos a nove atletas e os sadinos a 10 elementos devido ao cartão vermelho exibido ao central Odilon pelo árbitro Tomás Dias (Núcleo de Almada/Seixal).

Vitória e Vasco da Gama têm novamente encontro marcado para 15 de fevereiro, dia em que medem forças nos quartos-de-final da Taça AFS ‘Joaquim Sousa Marques’, prova em que tinham jogado na semana passada. Antes, já no próximo sábado (dia 7), os setubalenses defrontam no Estádio do Bonfim, pelas 15:30 horas, o Amora B.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não