O Clube de Futebol da Trafaria é esta época uma das novidades do Campeonato Distrital de Seniores da 2.ª Divisão, na Associação de Futebol de Setúbal.
O clube, que suspendeu a actividade da equipa de futebol sénior no final da época de 2022/2023 quando se havia classificado em 11.º lugar na 1.ª Divisão Distrital, na época passada acabou por se inscrever no Campeonato Distrital de sub-22 e agora decidiu voltar a competir no escalão de seniores, entrando naturalmente pela divisão mais baixa; ou seja pela segunda divisão.
A estrutura está montada e o Campo Pepita devidamente preparado para trabalhar na preparação da nova época desportiva – que, em termos oficiais, começa a 6 de Outubro com a realização da primeira jornada que vai levar a equipa da Trafaria a Alhos Vedros para defrontar o Sporting Vinhense, no Campo da Quinta da Carvalheira. A estreia em casa acontece no domingo seguinte, 13 de Outubro, com a recepção à equipa “B” do Desportivo Fabril.
Neste seu regresso ao futebol sénior, o Clube de Futebol da Trafaria vai ser comandado por um homem da terra que é também o treinador mais titulado do clube, Fernando Pacheco, com quem o nosso jornal falou.
“Fui durante muitos anos treinador do Trafaria mas depois decidi parar. Entretanto, na época passada surgiu o projecto da equipa de Sub-22 que tinha como treinador Rui Morgado. Por questões profissionais ele não pode continuar esta época e em consequência disso convidaram-me para assumir a equipa, com o objectivo de lançar a semente para que nos anos vindouros possamos voltar a ter o Trafaria na primeira divisão”.
Fernando Pacheco adiantou que “a equipa vai ter por base o plantel dos sub-22 mas virão também alguns jogadores de fora, que a devido tempo serão divulgados. Porque o dinheiro não abunda, decidimos não pagar rigorosamente nada a ninguém. Vamos começar do zero mas queremos implementar e reconquistar a mística do Trafaria que tinha sempre equipas aguerridas e muito competitivas”.
Por fim, o treinador deixou uma palavra aos associados e adeptos: ”Pela minha parte prometo dar o meu melhor e espero que aconteça o mesmo com os jogadores. Espero também que os associados acompanhem a equipa e ajudem o clube a ser o que foi antes”, rematou Fernando Pacheco nascido na Trafaria há 68 anos, sócio há 54 e treinador do clube durante três décadas e meia.