A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), uma das referências da natação nacional e ex-libris do concelho de Almada quer continuar a desenvolver um trabalho qualitativo na formação de atletas e nesse sentido acaba de assegurar o regresso do treinador Ricardo Santos que foi campeão nacional masculino e feminino pelo Benfica, onde se encontrava à sete anos.
Após a assinatura do contrato Ricardo Santos disse ao SETUBALENSE que a sua primeira sensação era de alegria porque “esta é a casa onde nasci enquanto homem, foi aqui que dei os meus primeiros passos como atleta e trabalhei como professor de natação e treinador. Voltar novamente a esta casa é motivo de grande satisfação, sinto-me muito confortável neste espaço. Faço parte desta história e quero continuar a fazer história neste clube”.
Ricardo Santos falou depois sobre o novo ciclo que vai iniciar na SFUAP, após o excelente trabalho realizado no Benfica.
“Acho que cheguei no momento certo para tentar impulsionar, não tanto a natação como modalidade, em Almada ou no distrito de Setúbal, mas para ajudar no seu crescimento porque se a SFUAP estiver grande, Almada e Setúbal estarão enormes”.
Depois de ser campeão nacional e do trabalho feito no Benfica, que é elogiado de norte do sul do país, interrogado sobre o que lhe falta ainda na sua carreira, Ricardo Santos confidenciou que “quando era mais novo a minha ambição era ir aos Jogos Olímpicos enquanto atleta, não consegui por poucos centésimos. Depois passou por ir aos jogos como treinador e consegui. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, parei, tive um vazio, porque já tinha feito tudo o que queria, campeonatos do mundo de piscina curta e piscina longa, campeão nacional da primeira divisão masculino e feminino, em todas as divisões, campeão em diferentes clubes, vários recordes nacionais e quando eu pergunto a mim próprio digo que agora o importante é tentar formar homens e mulheres para o futuro, que não está fácil. Esta nova geração, com a disciplina que é necessária para ter resultados de alto nível, precisa de ajuda e nesse sentido eu tenho experiência. Acho que um dos meus caminhos é, daqui para a frente, ajudar estas novas gerações a tentar perceber que com dedicação, responsabilidade e compromisso, se consegue atingir patamares de excelência”.
Continuar na 1.ª Divisão é o objectivo
Quem não escondia a sua satisfação pelo regresso do treinador era o presidente da direcção da SFUAP, Ricardo Cravo conhecido do grande público como treinador de futebol.
“O regresso a casa do Ricardo Santos é para nós é um orgulho porque se trata de um excelente treinador, o currículo fala por si. Foi recentemente campeão nacional pelo Benfica e é com agrado que vemos o regresso dele à SFUAP que quer continuar a crescer na natação. Temos cada vez mais praticantes na desportiva, na pré-desportiva e mesmo nos cadetes e infantis. O Ricardo Santos vem coordenar todo este processo e será o treinador dos juvenis, juniores e seniores, contamos com a sua experiência e com a sua competência”.
Sobre os objectivos para a nova época desportiva, o presidente da direcção adiantou que “na SFUAP olhamos para a consistência da natação, não procuramos resultados, mas gostaríamos de nos manter no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, é para isso que trabalhamos. Fazemos um investimento muito forte, queremos que a modalidade cresça e por isso contratámos o Ricardo Santos. Se esses resultados não forem conseguidos nada estará perdido, iremos continuar a trabalhar para regressarmos o mais rápido possível. Mas, estou convicto que com este treinador, com os atletas que temos, com o apoio dos pais e acima de tudo dos sócios, isso vai acontecer. Temos um excelente staff a trabalhar, um excelente diretor desportivo [o Nelson Melo] que tem dado um apoio incansável a esta direção e com os funcionários, que também têm sido excelentes, acreditamos na concretização do objectivo”.