Com muita animação, participação, assistência popular e com o habitual apoio da Junta de Freguesia de Corroios e da Câmara Municipal do Seixal (CMS), o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM), realizou no passado dia 15, o 39.º Grande Prémio de Atletismo de Carnaval do Alto do Moinho.
Estiveram presentes a Vereadora do Desporto da CMS, Maria João Costa, o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino, o Presidente do CCRAM, Aurélio Fernandes, o Secessionista Coordenador de Atletismo, Marcos Faustino, diversos dirigentes do Movimento Associativo e uma grande assistência.
De todos os escalões etários, desde os Benjamins até aos veteranos, participaram 863 atletas (o maior número de sempre), em representação de 57 equipas. 18 das quais, do concelho do Seixal. A equipa da CCRAM, participou com 141 atletas, tendo todos concluído a prova.
Os vencedores, masculino e feminino, foram, respetivamente, Filipe Rebelo e Joseline Santos, ambos da equipa Run Tejo. Por equipas, o CCRAM classificou-se em primeiro lugar e o atleta Filipe Rebelo foi vencedor absoluto pela 4ª vez consecutiva.
Houve um grande entusiasmo e participarão popular não só no local da meta , junto da sede do CCRAM e do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, mas também ao longo dos 9 quilómetros de percurso da prova.
Dizer que é justo reconhecer-se o apoio e o incentivo dado à modalidade nesta prestigiada coletividade.
Com indisfarçável orgulho, dizia-me o obreiro e muito entusiasta da modalidade, Marcos Faustino: “repara, Ramalho, para além do número de atletas que temos a praticar a modalidade, o leque de idades!” E é verdade. Ele vai do Benjamim Faustino de 5 anos, até à veterana e campeoníssima Joaquina Flores, de 86, que mais uma vez participou. Ela que é detentora de vários títulos europeus e mundiais, nos 10.000 metros, corta-mato e 400 metros.
Tal como a atleta Joaquina Flores já tinha sido homenageada pela sua dedicação à modalidade, ao CCRAM e pela sua longevidade, pelas mesmas razões, este ano, foi também homenageado o atleta de 84 anos, Gabriel Cruz. Mais outro atleta do CCRAM a quem foi prestada homenagem pela sua milésima participação numa prova, foi José Silva.
Dizer ainda que as inscrições para a prova são grátis, aos primeiros 350 atletas a cortar a meta, foi-lhes oferecida uma mochila com uma t-shirt técnica, água e fruta, água também para todos, os primeiros 3 atletas de cada escalão, receberam um medalhão, todos os benjamins A, uma medalha alusiva à prova, e troféus para as 5 primeiras equipas.
É assim, a carolice e dedicação desta gente que lidera esta e tantas coletividades da região e do país, fomentando a cultura e o desporto de massas.
Portanto, às entidades do Poder Local Democrático já referidas pelo seu apoio, ao CCRAM nas pessoas do seu Presidente Aurélio Fernandes e do secessionista Marcos Faustino, assim como a tantos sócios da coletividade que colaboraram na concretização da prova, o nosso aplauso e até 2027.