Calendário da primeira fase do Campeonato de Portugal ditou deslocação sadina a Moura na primeira jornada. “Vizinhos” Pinhalnovense e Amora são adversários.
O Vitória já conhece os destinos para a primeira fase do Campeonato de Portugal. O emblema setubalense vai disputar a série H com onze outros clubes e a primeira jornada está marcada para dia 20, com a equipa sadina a ter pouco tempo para se preparar. O sorteio do calendário realizou-se na passada sexta-feira e ditou que o Moura seja o primeiro adversário neste regresso à terceira divisão.
De acordo com o sorteio, a turma do Sado joga fora na jornada inaugural e, no primeiro jogo no Bonfim, receberá o Juventude de Évora, com o encontro marcado para dia 4 de outubro. Seguem-se nas seguintes jornadas Moncarapachense (fora), Esperança de Lagos (casa), Olhanense (fora), Pinhalnovense (casa), Lusitano (fora), Armacenenses (casa), Amora (fora), Louletano (casa) e Mineiro Aljustrelense (fora), sendo que este último está marcado para 10 de janeiro.
Deste primeiro sorteio, destaque para dois dérbis a nível regional e para a desistência já confirmada de um adversário. O Vitória vai defrontar Pinhalnovense e Amora, clubes do distrito de Setúbal, mas falhará os encontros com Olímpico do Montijo, Fabril ou Oriental Dragon, que embora pertençam à mesma região foram incluídos na série G. Já a desistência mencionada é referente a Os Armacenenses, com a formação de Armação de Pêra (com a qual os setubalenses mediriam forças na 8.ª jornada) a confirmar que não iria participar nesta edição da prova, justificando a decisão com as “graves repercussões sociais e económicas” resultantes da pandemia. A vaga terá de ser preenchida com uma outra equipa, o que poderá inclusive ditar alterações na composição das séries.
Esta edição da terceira divisão nacional é a mais participada de sempre com 96 clubes e os moldes também mudam, para que sejam apurados os clubes que irão participar na III Liga, que se estreará na próxima época. No fim desta fase inicial, o primeiro classificado de cada série conquistará um lugar no playoff de subida à II Liga e os clubes que fiquem entre o segundo e o quinto lugar apuram-se para o playoff de acesso à III Liga e garantem a permanência no Campeonato de Portugal, com os restantes a serem despromovidos aos distritais.
Quanto ao Vitória, a inscrição foi aceite na véspera do sorteio, revelou o clube em comunicado. “Contamos apresentar em breve a nova equipa técnica, a composição do nosso plantel e outros detalhes de como nos estamos a preparar para a época desportiva 2020/21, sublinhando que os treinos da nossa equipa principal foram retomados desde logo na passada sexta-feira, e têm decorrido diariamente no Estádio do Bonfim, com empenho e dedicação”, acrescentam os sadinos. Recorde-se que, simultaneamente, o clube irá ter uma equipa sénior a competir na II Distrital da AF Setúbal.
Jogos do Vitória na Série H
1.ª jornada – 20 de setembro
Moura – Vitória FC
2.ª jornada – 4 de outubro
Vitória FC – Juventude
3.ª jornada – 18 de outubro
Moncarapachense – Vitória FC
4.ª jornada – 25 de outubro
Vitória FC – Esperança de Lagos
5.ª jornada – 1 de novembro
Olhanense – Vitória FC
6.ª jornada – 8 de novembro
Vitória FC – Pinhalnovense
7.ª jornada – 29 de novembro
Lusitano – Vitória FC
8.ª jornada – 6 de dezembro
Vitória FC – Armacenenses
9.ª jornada – 20 de dezembro
Amora – Vitória FC
10.ª jornada – 3 de janeiro
Vitória FC – Louletano
11.ª jornada – 10 de janeiro
Mineiro Aljustrelense – Vitória FC