Na “pré-história” da Associação de Futebol de Setúbal, existira um outro campeonato organizado pelos clubes da cidade (exceto o Vitória, ainda no Campeonato de Lisboa): a Liga de Futebol de Setúbal, fundada em 1925. O São Domingos Futebol Clube, um dos fundadores da Liga, conquistaria logo o segundo escalão na primeira época em que participa nas “primeiras categorias”. O team do São Domingos era um onze vencedor: na baliza, Manuel Abrantes (da seleção distrital); António José Santana e Amadeu Batista; Hermínio Guilherme, José Venerante e Augusto Branquinho; Hermínio Gouveia, Joaquim Gomes (capitão), Diamantino Maldonado, António Rosa e José Bernardo (ativo militante libertário).
Uma das outras novidades do ano era a utilização do novo Campo da Bela Vista, do Comércio e Indústria, e foi logo aí que os verde-negros se estrearam, com uma vitória (3-1) sobre o União Futebol Pinhalnovense em 15 de novembro de 1925. Em época marcada por vários adiamentos por mau tempo, vencem o Sporting Club Setubalense (1-0), perdem com o Vilamariense (0-1), batem o Social (4-1), o Santa Maria (3-0) e o Figueirense (6-0). Os dois últimos jogos poderiam ter resultados mais dilatados, se não fossem os adversários do São Domingos… abandonar o terreno antes do final do jogo. Histórias dos pioneiros anos do futebol setubalense.
Após uma derrota com o Setubalense (0-3), vence o Racing (7-1) e novamente o Santa Maria (3-1) e o Social (6-0). Ficara tudo para o jogo decisivo do título, contra o Vilamariense, a 20 de junho de 1926, também na Bela Vista. Bafejados por alguma sorte, saem campeões por 2-1, entrando na Divisão Única, o escalão cimeiro da Liga!
Era o primeiro grande título do São Domingos (apesar de ter conquistado também um torneio da Cruz Vermelha), agraciado por uma bonita curiosidade: a Liga de Futebol de Setúbal atribuíra o troféu de bronze da Divisão Promocionária ao São Domingos, e o representante do clube encarregue de depositar a taça na sede fora Joaquim Narciso, avô de mais um campeão internacional… nem mais nem menos que Mário Narciso, atual selecionador de futebol de praia!
Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.
João Santana da Silva*
*historiador