Nulo com Sporting em Alcochete mantém Vitória isolado no 2.º lugar da classificação

Nulo com Sporting em Alcochete mantém Vitória isolado no 2.º lugar da classificação

Nulo com Sporting em Alcochete mantém Vitória isolado no 2.º lugar da classificação

A equipa de sub-17 do Vitória foi no domingo empatar (0-0) ao reduto do Sporting, resultado que permite aos sadinos, a uma jornada do final da primeira fase da série Sul do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, manter a 2.ª posição com 36 pontos, mais três que o conjunto leonino. Com o apuramento para fase de apuramento de campeão garantindo há mais de um mês, os setubalenses estão agora a um ponto de assegurar a o 2.º posto apenas atrás do líder Benfica.

Para atingir essa meta, os vitorianos não podem perder no próximo dia 18 no confronto com o Casa Pia, 3.º classificado que contabiliza 35 pontos. No campo do Olival, em Águas de Moura, os comandados de João Nicolau, que apenas perderam um jogo nas 17 jornadas disputadas (0-1 na recepção aos sportinguistas), vão procurar manter a regularidade evidenciada até ao momento e repetir o triunfo da primeira volta da prova sobre os gansos.

- PUB -

A 20 de Outubro de 2024, a contar para a 20.ª jornada, no campo n.º 3 do Estádio Pina Manique, Gustavo Vicente, aos 29 minutos, foi o autor do único golo do encontro em que os verdes e brancos terminaram o jogo com menos um elemento devido à expulsão de Enzo Gomes, aos 85. O êxito por 1-0 foi na altura uma resposta imediata ao desaire sofrido na ronda anterior com o Sporting na partida que encerrou a primeira volta da competição.

Mais recentemente, no passado domingo, o nulo registado em Alcochete com os leões permitiu ao Vitória somar o seu nono jogo sem conhecer o sabor da derrota. No campo n.º 6 da Academia Cristiano Ronaldo, o Vitória alinhou de início com Santiago neto, Isaac Santos, Rafael Piedade, Afonso Pinto, Duarte Rosa, Pedro Revez, Eugénio Bordiyanchuk, Isaac Chorincas, Afonso Silva, Gustavo Vicente e Marco Pereira.

A actuar em casa, o Sporting entrou bem na partida e foi à procura do golo, mas a equipa setubalense voltou a mostrar competência defensiva, mantendo a baliza defendida por Santiago Neto inviolável. Com o avançar do cronómetro, o Vitória equilibrou as operações, conseguindo inclusivamente acercar-se da baliza contrária, colocando em sentido o guardião William Lodmell.

- PUB -

Consciente de que a conquista dos três pontos permitiria alcançar o Vitória na tabela, o Sporting aumentou a velocidade e intensidade na segunda parte com o objectivo de chegar mais assiduamente a zonas de finalização. No entanto, os lisboetas viram as suas tentativas frustradas pela bem organizada defesa setubalense, que também não se coibiu de procurar o golo que lhe desse o triunfo.

Importante para o desfecho alcançado na partida foram as alterações efectuadas pelo treinador João Nicolau no decorrer do segundo tempo para refrescar os diferentes sectores com as entradas de Martim Pina (59 minutos) Gabriel Paulino (69), Enzo Gomes e Rodrigo Rodrigues entraram para os lugares de Gustavo Vicente, Afonso Silva, Isaac Chorincas e Marco Pereira, respectivamente.

Defesa é muralha da competição

- PUB -

Cumpridas 17 jornadas do campeonato, o Vitória, que contabiliza 10 triunfos, seis empates e uma derrota, é de longe a equipa com estatuto de melhor defesa da série Sul. Os 10 golos sofridos perfazem uma média inferior a 0,6 golos encaixados por jornada, enquanto o líder Benfica, que tem um total de 15 golos sofridos, tem uma média de quase 0,9. A evidenciar o registo está o facto de a equipa ter mantido a sua baliza a zeros em nove dos 17 encontros realizados.

O desempenho defensivo dos jovens vitorianos é tão notável que nem na série Norte do campeonato nenhum clube conseguiu superar a performance dos atletas treinados por João Nicolau. Apenas o líder Sp. Braga, com os mesmos 10 golos sofridos em 17 partidas, consegue igualar a consistência da muralha setubalense que vai tentar manter na próxima jornada (18 de Janeiro, 11 horas), pela décima vez em 2024/25, a sua baliza a zeros diante dos casapianos.

Resultados da formação

Além dos sub-17 também estiveram em acção no fim-de-semana vários escalões da formação vitoriana. Em sub-15, Vicente Contreiras marcou o golo do triunfo (1-0) sobre o Alverca em partida da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (série Sul); em sub-14 o golo de Tiago Ambrósio não impediu a derrota (2-1) com o GD EB D. João I nos quartos-de-final da Taça da AF Setúbal.

Nota ainda para os sub-13 no Campeonato Distrital Infantis 2.º ano de sub-13 (futebol 11) – Fase Única – 13.ª Jornada que golearam o Amora, por 7-1, com golos de Miguel Martins, Rodrigo Silva, Rodrigo Vieira, Martim Brás (bisou), Dinis Fona e Guilherme Capítulo. Já em sub-9, a contar para o Campeonato Distrital Benjamins 1.º ano sub-10 (futebol 7) – 1.ª Fase – Equipas “B” – Série única – 13ª Jornada, o Vitória bateu (4-2) o AD Almada 2015 B com os golos sadinos a serem apontados por Vicente Rodrigues (bisou), João Francisco e Anthonny Ferreira.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -