Os montijenses seguem na frente da tabela classificativa com um ponto de vantagem mas o segundo classificado tem menos um jogo
O Montijo Basket vai terminar o ano de 2023 no primeiro lugar da tabela classificativa da Série Sul do Campeonato Nacional de Basquetebol da 1.ª Divisão.
A equipa montijense que começou o campeonato com duas derrotas nos dois primeiros jogos, começou a ganhar na terceira jornada e de então para cá nunca mais parou de ganhar e já lá vão seis vitórias consecutivas, a última das quais obtida na última jornada sobre o Basket Almada, por 76-65.
O jogo realizado no Pavilhão Municipal n.º 1 do Montijo foi inteiramente dominado pela equipa montijense que ao intervalo vencia já por sete pontos (42-35), fruto dos parciais de 22-16 e 20-19 em cada um dos períodos. No regresso dos balneários os montijenses ampliaram a vantagem (24-11) e partiram para o derradeiro período com mais 20 pontos que o seu adversário. No último quarto os almadenses ainda recuperaram nove pontos (10-19) mas isso em nada beliscou o triunfo da equipa do Montijo, que é líder isolado da competição à condição porque o AngraBasket, que segue em segundo lugar, tem menos um jogo.
Jayden Grewal com 24 pontos, sete ressaltos, cinco assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento foi a grande figura do Montijo Basket e também do próprio jogo. Nos almadenses sobressaiu Ricardo Monteiro que marcou 15 pontos, ganhou dois ressaltos e fez quatro assistências.
Na classificação, com oito jornadas realizadas, o Montijo Basket segue em primeiro lugar com 14 pontos; o AngraBasket está em segundo lugar com 13 pontos, mas tem menos um jogo; em terceiro seguem Belenenses, Farense e Basket Almada, todos com 12 pontos; e, nas restantes posições o CB Albufeira (menos um jogo) com 11 pontos, a Física de Torres Vedras com 10 pontos e Scalipus com 9 pontos.
Devido à quadra festiva o campeonato regressa apenas no novo ano com a realização da 9.ª jornada que é composta pelos seguintes encontros: Basket Almada – Scalipus e Física – Belenenses (no dia 6 de Janeiro); Farense – Montijo Basket e AngraBasket – CB Albufeira (no dia 7)