Equipa de sub-13 do conjunto sadino sagrou-se campeã na Suécia, sob o comando de Rui Matos
Ao fim de três dias de competição, e depois de oito jogos sem perder, sofrendo apenas dois golos, a equipa de sub-13 do União Futebol Comércio Indústria levantou a taça do Pitea Summer Games e trouxe-a consigo para Setúbal.
Na final, que decorreu neste domingo, na Suécia, a equipa sadina venceu o conjunto mexicano do Intercups MX, com um único golo na partida. A prova decorreu entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, na Suécia, em torneio que juntou cerca de 800 equipas, onde o escalão de sub-13 do clube setubalense se sagrou campeão.
O percurso dos sadinos começou na fase de grupos, onde enfrentaram duas equipas norueguesas, a Nordreisa IL, que venceram por 9-0, e FK Mjolner onde alcançaram um triunfo por 5-0, sendo que nesta partida o treinador Rui Matos recebeu um cartão branco como forma de reconhecimento do fair-play. Já no último encontro desta primeira fase da competição, os meninos do Sado bateram o conjunto sueco do Storfors por 9-0.
A prova prosseguiu com o confronto dos oitavos-de-final, onde defrontaram o Stakkevollan IF/SKARP, tendo alcançado um resultado ‘gordo’ de 8-1.
Já nos quartos-de-final, o conjunto sadino defrontou e venceu, por quatro bolas a zero, uma equipa norueguesa, garantindo dessa forma um lugar nas meias-finais da prova.
O relógio apontava para as 16h00, de domingo, quando se deu o pontapé inicial da partida decisiva frente ao conjunto mexicano do Intercups MX. Com um golo solitário, o conjunto dos jovens do Comércio Indústria venceu a partida, trazendo o ‘caneco’ para Setúbal.
Postos estes resultados o grupo traz para a cidade de Setúbal quatro prémios: Prata – Segunda maior contagem de golos por partida (5,8) e Ouro-Maior contagem de golos entre as equipas (47).
Os jogos de Verão de Pitea são o segundo maior torneio da Suécia e são realizados anualmente, desde 1990. Esta prova é composta por equipas de futebol de todo o mundo, disputada ao ar livre com a possibilidade de jogar sob o ‘Sol da Meia Noite’.
Os jogos são realizados segundo as regras da FIFA e da Associação Sueca de Futebol. Este foi o primeiro torneio internacional a implantar o cartão branco, desde 2014, sendo atribuído a jogadores, treinadores, equipas e adeptos que colaboram na promoção e recompensa do fair-play.