A grande novidade deste ano, que contou com a participação de 1166 atletas de 96 clubes de todo o país, foi a realização, pela primeira vez em Portugal, de uma prova de corta-mato na distância de 1500 metros
Luís Saraiva (Sp. Braga) e Neide Dias (SL Benfica) foram os grandes vencedores da 29.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora, primeira prova de observação para o europeu da especialidade, que decorreu na manhã de domingo, dia 4 de Novembro, no Parque do Serrado.
O atleta do Sporting de Braga venceu a prova de seniores masculinos percorrendo os 8 500 metros do percurso em 27 minutos e 28 segundos, seguido de António Silva, do Sporting Clube de Portugal, com 27 minutos e 29 segundos e Marco Teixeira, do Vitória de Setúbal, que conquistou o terceiro lugar com o tempo de 27 minutos e 49 segundos.
“Estava a contar com mais atletas a lutarem pelo triunfo, de resto foi o que esperava poder vir a fazer, apesar de ter tido um pequeno percalço durante a semana, a nível respiratório, do qual me ressenti um pouco nesta corrida. O meu objectivo principal nesta fase é lutar por um lugar na selecção para o Europeu de Corta-Mato”, disse o bracarense.
Na prova feminina, Neide Dias (Benfica), que chegou na sexta-feira de Luanda, onde reside e dá aulas, correu os 7 500 metros em 28 minutos e seis segundos à frente de Vera Fernandes (Associação Académica da Bela Vista), que fez o percurso em 29 minutos. No terceiro lugar do pódio ficou Joana Ramalho (Associação Run Tejo), com 30 minutos e 19 segundos.
“Há dois dias estava em Luanda, com calor, e agora senti um pouco o frio, mas senti-me muito bem ao longo da corrida, sendo este triunfo muito positivo”, disse a atleta, que tem muitas provas portuguesas na agenda, para além das principais competições do clube que representa.
Filipe Fialho (Benfica) e Manuela Martins (Maratona) foram os vencedores no escalão de Sub-23.
A grande novidade desta edição foi a realização, pela primeira vez em Portugal, de uma prova de corta-mato de 1.500 metros, para a primeira observação de atletas que possam integrar a equipa mista portuguesa no Europeu de Corta-Mato, registando-se aqui os triunfos de Emanuel Rolim (Benfica) e Olga Serbyn (Grupo de Atletismo de Fátima).
A prova foi disputada em diversos escalões e contou com a participação de 1166 atletas de 96 clubes de todo o país.
O Corta-Mato Cidade de Amora é uma das mais prestigiadas provas desportivas que se realiza no município do Seixal e tem trazido ao concelho alguns dos grandes nomes do atletismo nacional e internacional.
A competição é organizada pela Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo do concelho, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Setúbal.