9 Agosto 2024, Sexta-feira

- PUB -
Gonçalo Maria e Ézio Pinto para a lateral-esquerda vitoriana

Gonçalo Maria e Ézio Pinto para a lateral-esquerda vitoriana

Gonçalo Maria e Ézio Pinto para a lateral-esquerda vitoriana

Belenenses e Juventude de Évora são os clubes de origem das duas mais recentes aquisições

 

A semana anterior foi muito activa para os lados do Bonfim no que à contratação de reforços para a nova temporada diz respeito. Os laterais esquerdos Gonçalo Maria (ex-Belenenses) e Ézio Pinto (ex-Juventude de Évora) foram as mais recentes aquisições, mas não serão certamente as últimas, uma vez que para os próximos dias continuarão a chegar caras novas ao plantel.

- PUB -

Adversário do Vitória em 2022/23, época em que esteve ao serviço do conjunto do Restelo, o defesa Gonçalo Maria, 27 anos, chega a Setúbal com o rótulo de atleta que subiu de divisão, neste caso à II Liga. No emblema da Cruz de Cristo, que já tinha representado em 2021/22 depois de ter iniciado a temporada no Estrela da Amadora, o defesa apontou dois golos em 28 jogos realizados.

Em termos individuais, o atleta português destacou-se na época transacta nos 28 jogos realizados, tendo apontado dois golos e duas assistências. O registo e, sobretudo, as boas exibições, levaram-no em 2022/23 a ser “distinguido, pelos capitães de todas as equipas, como o melhor defesa-esquerdo da Liga 3, estando também no melhor 11 da competição”, frisaram os sadinos no anúncio da contratação do jogador.

Nos escalões de formação, Gonçalo Maria teve passagens pelo Casa Pia, Sporting, Belenenses, Benfica e Oeiras. Já como sénior passou pelo Real, Sintra Football, 1.º Dezembro, Cova da Piedade, que representou em 2017/18, 2018/19 e 2020/21, e Loures. Refira-se que o lateral esquerdino reencontra em Setúbal o médio Mauro Antunes e o atacante Flavinho, atletas com quem partilhou na temporada passada balneário no Belenenses.

- PUB -

Para discutir com Gonçalo Maria a posição de lateral-esquerdo, os setubalenses foram ao Campeonato de Portugal, competição em que vão actuar em 2023/24, Ézio Pinto, reforço que chega proveniente do Juventude de Évora. Na época passada, o atleta que esteve ao serviço dos alentejanos, o luso-angolano, de 26 anos, realizou 27 encontros oficiais e marcou três golos.

Na publicação que fizeram nos canais de comunicação do clube a anunciar o jogador que vai integrar o plantel liderado por Zé Pedro, os responsáveis setubalenses destacaram “o conhecimento do Campeonato de Portugal e a experiência internacional [n.d.r.: representou o Recreativo Libolo, em Angola, em 2019/20 e 2020/21] enriquecem o seu percurso”, lê-se na nota emitida.

Em termos de percurso, além do Recreativo Libolo, Ézio Pinto fez a sua formação no Ponte Frielas (2007/08), Sporting, entre 2008 a 2011, seguindo-se Alverca, Casa Pia, Belenenses, Sacavenense, Tondela e Torreense, todos nos escalões jovens. Já como sénior, representou o Tourizense, Fornos de Algodres, Alverca, Penalva do Castelo, Recreativo Libolo (Angola), Oriental, Gouveia e Juventude de Évora.

- PUB -

Até à data, os vitorianos já apresentaram nove reforços: Riccardo Galli (guarda-redes, ex-Lusitânia de Lourosa), Joel Monteiro (lateral-direito, ex-Amora), Tiago Duque (defesa-central, ex-Amora), Gonçalo Maria (lateral-esquerdo, ex-Belenenses), Ézio Pinto (lateral-esquerdo, ex-Juventude de Évora), Caleb (médio ofensivo, ex-Amora), Mauro Antunes (médio, ex-Belenenses), Flavinho (extremo, ex-Belenenses) e Diogo Balau (extremo, ex-Serpa).

A juntar a estas nove aquisições, os vitorianos já tinham oficializado na quarta-feira a renovação de contrato e promoção à equipa principal do defesa Guilherme Santos (19 anos) e João Marouca (23), atletas do Vitória B que se sagraram campeões da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal na época passada.

Entretanto, como acontece sempre nos períodos de pré-época, para poderem entrar jogadores têm de haver saídas. A última a ser conhecida foi a do médio Pedro Pinto, que se mudou para Lisboa, cidade onde vai representar o Atlético, que em 2023/2024 vai disputar a Liga 3. O jogador, de 23 anos, que na última temporada contabilizou 29 jogos e marcou dois golos pelos sadinos, reencontra na Tapadinha o também ex-sadino João Freitas.

Igualmente de saída do Vitória, que já confirmou esse desfecho, estão o defesa David Santos e o médio Malam Camará. No primeiro caso, clube e atleta chegaram a acordo para rescisão do contrato que vinculava ambas as partes. David Santos, de 29 anos, ruma ao Canelas 2010, da Liga 3, depois de ter marcado um golo e efectuado 24 partidas com a camisola verde e branca. Já Malam Camará vai actuar na II Liga. O guineense, de 23 anos, que antes de ter chegado ao Bonfim tinha representado os sub-23 do Famalicão, participou em 25 jogos do Vitória.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -