Gonçalo Crispim, desportista de 15 anos do Centro da Bela Vista da ACM YMCA Setúbal, estreou-se em competições internacionais
Gilberto Inácio, karateca setubalense e instrutor no Centro da Bela Vista da ACM YMCA Setúbal, ficou no terceiro lugar do pódio no 6.º Torneio Continental de Karaté da Japan Karate Shoto Federation (JKS) & Para Cup 2025, na categoria Kata (40-44 anos masculinos). A competição decorreu em Copenhaga, na Dinamarca.
O atleta trouxe assim para Setúbal uma medalha de bronze numa prova em que se estreou Gonçalo Crispim, jovem atleta do mesmo centro, de apenas 15 anos, que competiu em Kata e Kumite. “Espero que esta medalha e a prestigiante participação do Gonçalo inspirem mais jovens e adultos a conhecer e praticar karaté, e que desperte também o interesse de clubes e autarquia em aproveitar o potencial que esta arte marcial tem em desenvolver, de forma holística, os seus praticantes”, palavras do instrutor em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Esta foi uma oportunidade para que os dois desportistas pudessem realizar um estágio técnico internacional com os mestres japoneses Shihan Masao Kagawa (9.º DAN) e Sensei Takashi Yamaguchi (7.º DAN), referências mundiais do Karaté Shotokan naquela que foi uma “oportunidade de enriquecimento técnico ao mais alto nível”.
Desde 1989 que está ativo o Karaté da YMCA Setúbal, sendo esta uma das modalidades mais antigas daquela instituição. Já o Dojo de Karaté do Centro da Bela Vista mostra-se como um clube histórico da cidade, ao levar o nome de Setúbal além-fronteiras.