Galitos e ABC Santo André começam no próximo fim-de-semana a disputar o acesso à final da Proliga e consequente promoção à Liga Portuguesa.
O GDESSA Barreiro, que venceu a Sportiva (67-64) no primeiro jogo das meias-finais da Liga Feminina, defronta hoje, dia 20 de Abril, às 21 horas, no Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, a equipa açoriana no segundo da eliminatória que é disputada à melhor de três.
Se a equipa do Barreiro vencer fica apurada para disputar a final mas se for a equipa açoriana a ganhar terá que haver um terceiro jogo que está marcado para o dia seguinte no mesmo local, à mesma hora.
O primeiro jogo realizado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, decorreu de forma bastante equilibrada. A Sportiva começou melhor e terminou o primeiro período com uma vantagem de nove pontos (15-24) mas o GDESSA recuperou (21-11) e foi para o intervalo a ganhar pela diferença mínima (36-35). No regresso dos balneários a equipa do Barreiro ganhou mais três pontos (16-13) vantagem que foi determinante para a conquista da vitória porque no derradeiro quarto as açorianas, num último esforço, apenas conseguiram recuperar um ponto (15-16), resultando daí uma diferença de três pontos (67-64) favorável ao GDESSA.
Maianca Umabano foi a melhor marcadora da equipa da margem sul do Tejo com 15 pontos, seguida de Márcia Costa Robalo com 12 pontos, Kamilah Jackson e Krystal Freeman ambas com 11 pontos e Sara Ressurreição com 10.
Santo André joga no sábado e Galitos no domingo
ABC Santo André e Galitos Barreiro, que também estão apurados para as meias-finais da Proliga, iniciam este fim-de-semana o play-off que os pode levar à final da competição.
O primeiro a entrar em competição é o ABC Santo André que defronta no sábado, dia 22 de Abril, pelas 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Sines, o Portimonense.
No domingo, dia 23, pelas 15 horas, será a vez do Galitos Barreiro defrontar o Galomar no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
O segundo jogo do play-off, em ambos os casos, realiza-se no dia 29 no pavilhão do adversário onde terá também lugar [no dia seguinte] o terceiro jogo, se houver necessidade disso.