Na Liga Feminina o GDESSA venceu a União Sportiva e na Liga Masculina o V. Guimarães – Barreirense foi adiado de forma inesperada.
Teve início no passado fim-de-semana a Liga Portuguesa de Basquetebol com a realização da primeira jornada que ficou incompleta devido ao adiamento de forma inesperada do V. Guimarães – Barreirense, que estava marcado para o domingo passado.
O Galitos, mesmo jogando no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, foi impotente para travar o Sporting, que venceu por vinte pontos de diferença (53-73), num jogo em que foi claramente superior embora a equipa do Barreiro se tenha mostrado por vezes um adversário incómodo.
No primeiro período que terminou com o parcial de 13-16 registou-se algum equilíbrio mas depois os leões superiorizaram-se e foram para o intervalo a ganhar por 38-25. No regresso dos balneários o Galitos surgiu melhor e foi-se aproximando do adversário, graças ao parcial de 14-10, no terceiro período do encontro. Mas depois o maior potencial da equipa leonina voltou a impor-se e o marcador foi evoluindo a seu favor, até chegar aos 53-73. O facto de o Galitos ter jogado com menos dois estrangeiros que o Sporting terá contribuindo certamente para a diferença registada no marcador.
Ota Ivekekpolor com 13 pontos, Derreck Brooks com 11 e Rozelle Nix com 10 foram os melhores marcadores do Galitos, que no próximo sábado se desloca a Oliveira de Azeméis. No pavilhão Luís de Carvalho, o Barreirense recebe a Ovarense, também no sábado, às 18 horas.
Liga Feminina
Na Liga Feminina o GDESSA, que viu ser reagendado o jogo que deveria ter realizado na passada quarta-feira com o CB Queluz para o dia 28 de Outubro, recebeu e venceu o União Sportiva (72-63).
A equipa do Barreiro entrou bem na partida e concluiu o primeiro período em vantagem (24-18) mas os insulares reagiram e deram a volta ao marcador, saindo para o intervalo a vencer por 38-32.
Na segunda parte o jogo foi decorrendo de forma equilibrada mas nos derradeiros 10 minutos a equipa da casa disparou no marcador e consumou a vitória.
No GDESSA em destaque estiveram Jennifer Nonato com 16 pontos, seis ressaltos e uma assistência, Maianca Umabano com 19 pontos e Aline Moura com dez.
A próxima jornada da Liga Feminina realiza-se apenas no dia 31 de Outubro.
Taça de Portugal
Scalipus, Santo André e Basket Almada estão apurados para a terceira ronda de qualificação da Taça de Portugal após vitórias alcançadas na 2.ª eliminatória disputada no passado fim-de-semana. O Scalipus venceu o Stela Maris no Pavilhão das Manteigadas por 79-33, o Basket Almada levou a melhor sobre o SIMECQ (52-48) na Cruz Quebrada e o Santo André derrotou o SC Marinhense, na Marinha Grande (86-55).
Na próxima eliminatória que se disputa no domingo, dia 18 de Outubro, o Scalipus desloca-se a Moscavide e o Santo André recebe o Basket Almada.