Na época 1933-34, o São Domingos teve a possibilidade de participar no Torneio de Classificação para o Campeonato de Portugal: poderiam aceder pela primeira vez a uma competição a nível nacional!
Depois de derrotar o Clube Futebol Setubalense por 6-1 e “Os 13” por 3-1, o último adversário a ultrapassar era o Seixal Futebol Clube (quem ganhasse o encontro tinha a final definitiva com o Almadense). O jogo foi marcado para o dia 8 de abril de 1934, no Campo dos Arcos, em Setúbal.
Ocorreu que o presidente do Seixal Futebol Clube tinha avisado, por telefone, a Associação de Futebol de Setúbal que a sua equipa não iria comparecer, tendo a própria cancelado o jogo e avisado o São Domingos que, por desistência do Seixal, ganhava o Torneio de Classificação. O pequeno clube de bairro estava a um passo de fazer história!
Mas houve uma reviravolta… O presidente dos seixalenses contactou novamente a Associação de Futebol de Setúbal, afirmando que estavam agora na condição de poder jogar o embate com o clube setubalense, que resolveu aceder aos pedidos, mesmo sabendo que se podia recusar e, dessa forma, considerar-se vencedor do jogo e da prova.
O gesto teve vasto eco na imprensa. Assim escrevia O Setubalense: “[O São Domingos] teve um gesto com este Club [o Seixal FC], que muito eleva e enobrece e que bem digno é que se torne de conhecimento geral […]. Qual seria o Club que na época que se atravessa teria a lealdade de que deu provas o S. Domingos? […] estamos tão desabituados a actos desta natureza que, aparecendo este modesto club a fazer o que outros de maior envergadura não teem feito, justifica plenamente a nossa admiração”.
O São Domingos perdeu 2-1. O sonho de participar nos campeonatos nacionais foi adiado, mas conquistou a admiração de todos, engrandecendo a nível nacional o nome do pequeno clube de bairro setubalense.
Estas e outras histórias farão parte do livro do São Domingos Futebol Clube, a lançar no centenário do clube em 2021.
Eupremio Scarpa*
*investigador em história do futebol