O actual líder Francisco Cardoso tem Nélson Melo como adversário
A sede da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) é na próxima sexta-feira, entre as 19 e 22 horas, palco das eleições para os órgãos sociais do organismo para o mandato 2020/2024. As duas listas concorrentes são encabeçadas por Francisco Cardoso, actual líder da AFS, e Nélson Melo, profissional de educação física que se apresenta com o lema “101 vontades, um projecto”.
Cada um dos dois candidatos à presidência entendem ser a melhor opção para liderar os destinos da associação que rege o futebol no distrito de Setúbal. Francisco Cardoso, bancário nascido em Palmela há 61 anos, aponta as razões pelas quais se recandidata quatro anos depois de ter sido eleito para o cargo. “O caminho faz-se caminhando. Neste honroso percurso, acompanhado pela força dos nossos filiados, a AF Setúbal evoluiu, comprovadamente”.
Ainda em jeito de balanço, o candidato, que se apresenta com a missão de “continuar o trabalho por mais unidade, solidariedade e responsabilidade”, recorda que “decorreram quatro anos de dedicação, trabalho, responsabilidade, honestidade e proximidade em nome da coesão e fortalecimento da entidade desportiva de maior representatividade institucional do nosso distrito: a Associação de Futebol de Setúbal”, refere, sublinhando a importância de existir “uma atitude positiva”.
Na carta enviada pelo candidato Francisco Cardoso aos presidentes de direcção dos clubes, SAD’s e Núcleos de Árbitros filiados é destacada a solidariedade. “Continuo a afirmar, sem hesitações, que a prática da solidariedade institucional é imperativa. Uma força indispensável do nosso universo associativo, porque os nossos emblemas, cada um com as suas realidades, dificuldades e méritos, constituem, no seu todo, a verdadeira equipa que sustenta o peso de uma reconhecida e honrosa história associativa com 93 anos”.
Além de estar ligado a actividades no dirigismo desportivo, o candidato, que está há décadas também envolvido no dirigismo cultural e de responsabilidade social, refere que “a unidade da AFS jamais pode ser posta em causa”. “A missão de continuar a defender todos os nossos filiados (Clubes, SAD’s, e Núcleos de Árbitros) é tarefa inquestionável. Estou convicto de que a energia do Universo AF Setúbal está reforçada porque, a minha motivação para continuar a trabalhar em nome da AF Setúbal e de todos os nossos filiados é redobrada”.
Francisco Cardoso não esconde satisfação pelo suporte que tem tido. “O reconhecimento do trabalho já realizado e a confiança no futuro sustentam um conjunto alargado de honrosas manifestações de apoio que tenho recebido”, revela, apresentando-se “com humildade, orgulho, responsabilidade e compromisso, fortalecido por uma equipa de gente de trabalho e com experiência reconhecida e adequada, que serei candidato a presidente da direcção da AF Setúbal para o mandato 2020/2024”.
Candidato Nélson Melo defende “101 vontades, um projecto”
O SETUBALENSE avançou em primeira mão, na edição de 2 de Setembro de 2020, a intenção de Nélson Melo em ser candidato à presidência da Associação de Futebol de Setúbal. Cerca de quatro meses depois da entrevista concedida ao nosso jornal, é um facto consumado de que o barreirense, de 43 anos, vai mesmo enfrentar nas urnas Francisco Cardoso, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.
No programa de candidatura, que surge com o lema “101 vontades, um projecto”, Nélson Melo apresenta os argumentos pelos quais se considera apto a exercer funções de líder na AF Setúbal. “Toda a minha vida foi ligada ao Desporto, sou profissional de Educação Física e Desporto, estou habituado a trabalhar em contextos adversos e sob enorme pressão. Desenvolvi capacidade de liderança, assertividade, comunicação e trabalho em equipa que acredito serem fundamentais para o exercício do cargo”.
E acrescenta: “é para mim uma sublime honra, ser candidato à presidência da AFS, acredito que a nossa equipa e o nosso projecto será uma mais-valia para a AF Setúbal. A nossa paixão pelo desporto, a experiência e conhecimentos adquiridos assim como a constante busca pela excelência, liderando uma equipa valiosa, serão por certos factores diferenciadores da nossa candidatura”.
O projecto de Nélson Melo assenta em três pilares: visão, missão e valores. No primeiro, ambiciona “colocar a AFS no topo das boas práticas de desenvolvimento desportivo das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia”; a missão passa por promover a prática do futebol, do futsal e do futebol de praia, desde a formação até aos seniores, não esquecendo o género feminino”. Os valores a incrementar são o “respeito, liderança, proximidade, inovação, integridade, qualidade, equidistância, confiança e paixão”.
Das 101 vontades que apresenta no projecto para melhorar a AFS, destacamos os seguintes objectivos: “Reformulação dos quadros competitivos, tendo como prioridade a proximidade (1.ª fase) para diminuir as despesas dos clubes; baixar os preços das taxas de organização de jogos (se tal for possível na presente condição financeira da AFS) não prometemos o que não podemos cumprir”.
Candidato esteve no Bonfim
Nélson Melo, que ontem se encontrou no Estádio do Bonfim com a direcção do Vitória FC, para apresentar as ideias que preconiza para a AF Setúbal, promete também “terminar com os jogos às 9 da manhã para as camadas jovens com deslocações superiores a 50 Kms; baixar os preços dos cursos de treinadores e descentralizar o local dos mesmos; criar museu e loja da AFS e criar um código de ética e conduta para todos os dirigentes, técnicos, árbitros e funcionários da AFS”.