Marroquino Said Abeqrane iguala recorde da prova. Evento com presença de 600 participantes
A corrida São Silvestre do Sado, disputada num percurso de 10 quilómetros pelas ruas das Praias do Sado, teve a mesma dupla de vencedores que no ano passado. Tal como em 2024, o marroquino Said Abeqrane foi o mais rápido no masculino, tendo igualado o recorde da prova, e a portuguesa Laura Grilo conquistou neste sábado o ouro no feminino.
Na edição do ano passado, o atleta da UCRD Praiense ficou a apenas um segundo do recorde da prova, tendo neste ano vencido a 26.ª edição da tradicional prova de início de ano, com o tempo de 30 minutos e 20 segundos, igualando o registo com que Samuel Freire ganhara a corrida de 2022.
O marroquino depressa ficou isolado pouco depois do tiro de partida, que foi dado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, tendo terminado com quase quatro minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Avelino Eusébio, do GFD Running, que, por sua vez, cortou a meta 25 segundos antes do terceiro classificado, Marco Tavares, do CDR Ribeirinho.
Já no sector feminino, Laura Grilo, do Clube de Praças da Armada, repetiu o triunfo de 2024, terminando a prova em 37 minutos e 21 segundos, com 37 segundos de vantagem sobre Rita Ribeiro e 47 sobre Anabela Aguiar, duas atletas que competiram como individuais e ocuparam os restantes lugares do pódio.
Mais de 400 atletas na corrida principal
Nesta edição a corrida de São Silvestre teve 428 atletas inscritos, sendo que em termos globais este evento totalizou 600 participantes, incluindo os da prova principal, os da Corrida dos Flamingos, que foi disputada em quatro escalões por jovens atletas com idades entre os 5 e os 17 anos, e os da caminhada de cinco quilómetros.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que nesta edição a São Silvestre do Sado distribuiu prémios monetários aos cinco primeiros classificados absolutos masculinos e femininos. Os vencedores receberam 300 euros, com os segundos classificados a arrecadarem 250, 200 para os terceiros, 150 aos quartos e 100 aos quintos.
A prova disputada na distância de 10 quilómetros, em duas voltas a um percurso com 5000 metros, foi organizada pela União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, em parceria com a autarquia setubalense, a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Este percurso, traçado nas estradas da freguesia do Sado e homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo, teve partida e chegada junto à sede da UCRD Praiense.
Neste evento, além do presidente da autarquia, a prova contou igualmente com a presença dos vereadores Pedro Pina e Rita Carvalho e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e de São Sebastião, Marlene Caetano, Luís Custódio e Luís Matos.