14 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioDesportoLuís Monteiro deixa comando técnico do andebol vitoriano

Luís Monteiro deixa comando técnico do andebol vitoriano

Treinador setubalense, de 57 anos, cumpria a terceira época no Pavilhão Antoine Velge

 

- PUB -

O treinador setubalense Luís Monteiro, de 57 anos, cessou as funções que desempenhava desde 2021/22 na equipa de andebol sénior masculino do Vitória, anunciou ontem o clube em comunicado publicado nas suas redes sociais. “O Vitória Futebol Clube informa que chegou a acordo com o técnico Luís Monteiro para o fim da ligação entre as partes”, escreveram os sadinos “agradecendo e desejando a melhor das sortes para o futuro” do técnico.

Numa temporada marcada por enormes dificuldades na modalidade, o ex-timoneiro dos sadinos deixa o clube no último lugar da classificação do Campeonato Placard Andebol 1 com apenas um triunfo (29-26 ao Artística de Avanca, em 14 de Outubro de 2023) e um empate (33-33 na recepção do Belenenses, no passado dia 23 de Setembro) nas 20 partidas realizadas até ao momento.

A saída de Luís Monteiro acontece menos de nove meses depois de o treinador ter renovado contrato com os vitorianos. Em finais de Junho de 2023, depois de uma época tranquila do andebol sadino, que concluiu campeonato em 9.º lugar, com 50 pontos em 26 jornadas, a direcção não hesitou e fazer uma proposta para que o setubalense continuasse a desenvolver o seu trabalho no Pavilhão Antoine Velge.

- PUB -

Depois de ter pelo segundo ano consecutivo cumprido os objectivos traçados – em 2021/22, numa prova realizada com 16 equipas (30 jornadas), Luís Monteiro tinha conseguido levar a equipa ao 7.º posto, com 61 pontos (13 triunfos, cinco empates e 12 desaires) – assegurando sem sobressaltos a continuidade da equipa no principal escalão da modalidade, a permanência do treinador foi vista como um desfecho natural.

Com forte ligação ao Vitória, Luís Monteiro já tinha antes comando o clube da sua terra natal em 2019/2020, tendo rumado no ano seguinte a Lisboa para orientar o Belenenses, que terminou em 5.º lugar, enquanto os sadinos terminaram na 13.ª posição. Luís Monteiro terminou no Vitória a sua carreira de jogador, em 1998/1999, tendo na época seguinte iniciado a de treinador como adjunto de António Santos.

Além de Vitória e Belenenses, o técnico tem no currículo passagens pela selecção de Cabo Verde, formação do Sporting e ainda escalão de sub-20 da Selecção Nacional. Como jogador, o antigo pivô chegou ao andebol vitoriano em 1978/79, na altura ainda como jogador nos infantis. Há 40 anos ligado à modalidade, 25 dos quais com as cores do Vitória, Luís Monteiro conta com um vasto currículo, tanto como atleta como no banco de suplentes.

- PUB -

A desvinculação agora anunciada em nada belisca a histórica ligação entre as partes. A prová-lo está o facto de, aquando da celebração do 112.º aniversário dos vitorianos, em 2022, Luís Monteiro ter sido distinguido prémio Treinador do Ano no jantar realizado no Pavilhão Antoine Velge.

 

Duelo com FC Porto teve recorde de golos

 

Sábado, dia do jogo que marcou a despedida de Luís Monteiro do comando técnico da equipa, o Vitória sofreu uma pesada derrota (30-48) na recepção ao FC Porto, 2.º classificado do campeonato. Com um total de 78 golos, o embate no Pavilhão Antoine Velge registou o maior número de golos marcador na presente edição da prova. Depois de uma primeira parte em que o intervalo chegou com 24-18 no marcador, os dragões não deram hipóteses no segundo tempo, chegando aos 18 golos de diferença no resultado.

Num encontro em que David Fernández, com nove golos apontados, foi o melhor marcador dos portistas, o veterano Cláudio Pedroso, que cumpre a sua segunda temporada em Setúbal, foi o rei dos artilheiros ao ‘facturar’ em 10 ocasiões. Do lado do Vitória, João Gamboa (seis), Duarte Pereira (quatro), Felisberto Landim e Nuno Roque (ambos com três), Alexandre Pereira e Artur Pereira, ambos com dois, foram os outros marcadores de serviço.

A contar para a 21.ª jornada (penúltima) da fase regular da competição, os setubalenses voltam a ter na próxima ronda mais um adversário de peso pela frente: o Benfica, 3.º classificado, com 52 pontos (menos um que o FC Porto e menos oito que o líder Sporting). O duelo e entre as águias e os setubalenses, agendado para quinta-feira (18:00 horas) realiza-se no Pavilhão N.º 2 da Luz, em Lisboa.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Sobrevivente de naufrágio chamou por vítimas agarrado a boia

Buscas por desaparecidos em naufrágio em Troia alargadas amanhã

Passeio de barco termina em tragédia com duas mortes confirmadas e dois desaparecidos

Corpos de menino de 13 anos e de um adulto foram resgatados ontem. Dois outros adultos continuam desaparecidos
- PUB -