27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoLíder Vitória quer aumentar fosso na tabela para o Lusitano no jogo...

Líder Vitória quer aumentar fosso na tabela para o Lusitano no jogo grande da jornada

Sadinos têm o melhor ataque na prova (34 golos); eborenses, com sete sofridos, têm a melhor defesa

 

- PUB -

 

Com 41 pontos em 18 jornadas, o líder Vitória defronta domingo, pelas 15 horas, no Estádio do Bonfim, o Lusitano de Évora, actual 3.º classificado (30 pontos), com o objectivo de aumentar a distância para os lugares que dão acesso à próxima fase da série D do Campeonato de Portugal. Vindo de quatro triunfos nas quatro partidas anteriores, os sadinos estão focados em alcançar uma inédita série de cinco vitórias consecutivas na competição.

O treinador José Pedro já alertou a sua equipa para as dificuldades que vão ter diante da melhor defesa do campeonato. Com apenas sete golos sofridos em 18 jogos, o conjunto alentejano é, em termos defensivos, a equipa mais sólida. Este aspecto, aliado ao facto de os setubalenses serem detentores do melhor ataque (34 golos apontados), será um dos principais atractivos do embate da 19.ª jornada.

- PUB -

Na primeira volta da prova, a contar para a 6.ª jornada, os vitorianos foram à casa do Lusitano vencer por 1-0 num jogo em que Diogo Sequeira foi o autor do golo. A 8 de Outubro, dia em que quase um milhar de adeptos invadiu o Campo Estrela, os alentejanos sofreram a primeira de duas derrotas (a outra foi por igual resultado na recepção ao Serpa) que somam em 18 jogos.

Em Setúbal, os sadinos vão agora tentar impor o primeiro desaire à equipa que fora de portas contabiliza quatro triunfos e cinco empates nos nove jogos efectuados. Na última vez que os dois emblemas mediram forças no Bonfim, a 27 de Fevereiro de 2021, em partida da série H da edição 2020/21 do Campeonato de Portugal, os vitorianos ganharam de forma categórica, por 5-2, com golos de Kamo Kamo, Zequinha, Frédéric Mendy (bisou) e Bruno Ventura.

No século passado a realidade dos dois clubes era muito diferente da actual, uma vez que coincidiram nas décadas de 1950 e 1960 no principal escalão do futebol nacional, altura em que se defrontaram inúmeras vezes. No cômputo geral – jogos da Taça de Portugal incluídos –, Vitória e Lusitano enfrentaram-se em 38 ocasiões, sendo o saldo claramente favorável aos de Setúbal (20 triunfos, nove empates e nove derrotas.

- PUB -

 

Derrota em teste com Sporting B

 

Com o objectivo de preparar a equipa para confronto com os eborenses e dar minutos aos jogadores menos utilizados, o Vitória realizou na terça-feira um jogo de preparação com o Sporting B, equipa da Liga 3 que venceu, por 1-0. Na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o médio leonino Marco Cruz apontou, no decorrer da primeira parte, o único golo do encontro.

Entretanto, na passada semana, o Vitória foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora com três estrelas referente à época 2022/23 com validação para 2023/24. Na cerimónia de entrega de placas e diplomas às Entidades Formadoras Certificadas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal, foram distinguidas no Cineteatro São João, em Palmela, um total de 43 entidades.

No departamento de formação, depois de dias antes ter sido oficializada a saída de Duarte Machado, o clube setubalense anunciou o regresso de Carlos Chaby, de 55 anos, às funções de coordenador do futebol de Formação. “O Vitória informa que chegou a acordo com Carlos Chaby para assumir a Coordenação do Futebol Formação. Com uma enorme e inegável história ao leme da nossa Formação, volta agora para continuar a escrevê-la, elevando e fortalecendo aqueles que são os valores e objetivos traçados para o Futuro. Com ele entra também Luís Martins, que assume o Futebol Especializado”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -